São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

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Twitter vira febre entre astros do esporte nos EUA

Pelo microblog, fãs podem seguir cotidiano de atletas como Shaquille O'Neal

Estrela do basquete, que é o 6º mais popular do site, provocou polêmica ao "tuitar" durante o intervalo de uma partida da NBA

MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Em casa, finalmente. Foram longos os últimos dias. Cirurgia às 7h da manhã de amanhã."
Foi desse modo que, na última quarta, o ciclista Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, deu a notícia, em primeira mão, de que sofreria uma intervenção cirúrgica na sua clavícula direita, fraturada devido a uma queda em uma corrida na Espanha.
Sua mensagem chegou simultaneamente a mais de 400 mil pessoas na noite de terça, antes que qualquer veículo tradicional de informação tivesse divulgado a notícia. O meio utilizado por Armstrong foi o Twitter (twitter.com), rede social da internet que permite a disseminação, em tempo real, de mensagens com um máximo de 140 caracteres.
Até o fechamento desta edição, o americano contava com 427.387 "seguidores", pessoas que recebem suas mensagens assim que ele as publica. Na lista dos mais populares do site, ele ocupa a oitava posição, duas acima do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, segundo lista não-oficial do site "we follow".
O ciclista, que faz em média cinco atualizações por dia no site, não é o único atleta que expõe detalhes de seu cotidiano no microblog. O Twitter virou moda entre os astros do esporte, principalmente nos EUA.
Steve Nash (duas vezes MVP da NBA), Tony Hawk (maior astro do skate), CC Sabathia (um dos cinco maiores salários da liga de beisebol), Andy Murray (tenista, quarto do ranking mundial) são alguns dos esportistas que têm um perfil ali.
No topo dessa lista, paira o astro do basquete Shaquille O'Neal. Com 444.170 seguidores até o fechamento desta edição, o pivô do Phoenix Suns ocupava o sexto lugar no ranking geral do "we follow" e o primeiro, no de esportes.
O'Neal iniciou a sua odisseia no Twitter após ser informado por uma funcionária do Phoenix de que havia um impostor usando seu nome e foto no site. Em vez de processá-lo, criou o perfil "The-Real-Shaq" ("O Verdadeiro Shaq").
Ao contrário de várias celebridades, cujas contas são atualizadas por assessores, O'Neal faz questão de interagir diretamente com seus seguidores. Virou um sucesso na rede por usar o Twitter para se aproximar mais dos fãs. Literalmente. Às vezes, o pivô diz onde está e oferece um par de ingressos ao primeiro que o encontrar.
"O nível de adesão dos fãs reflete a transparência de O'Neal e seu desejo de abraçar uma nova forma de comunicação", disse Amy Jo Martin, diretora de mídia digital do Phoenix. Foi ela quem estimulou O'Neal e Nash a "tuitar" -termo para "enviar mensagem". O vício do pivô pelo site é tão grande que, no último sábado, no intervalo da partida contra o Washington, ele mandou um sonoro "Shhhhhh" para o Twitter via celular. Seu treinador, fã assumido de redes sociais, não o repreendeu pela ousadia.
Seis dias antes, o ala Charlie Villanueva, do Milwaukee, havia também "tuitado" do vestiário, mas teve que ouvir uma bronca de seu técnico. A polêmica foi armada. Ergueram-se vozes favoráveis e contrárias ao uso de celular por atletas para "tuitar" durante os jogos.
A liga feminina de futebol dos EUA (WPS) usou a polêmica a seu favor. Anunciou que, na partida inaugural de amanhã, entre Los Angeles e Washington, duas jogadoras reservas vão passar informações em tempo real para os fãs.


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