São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Sem dar lucro, site já vale US$ 250 mi

ALEC DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Criado em março de 2006, o Twitter é o microblog com maior número de usuários na internet -há outros serviços semelhantes, como Jaiku, Plurk e Pownce, mas nenhum com a sua notoriedade.
O site foi desenhado para abrigar uma rede social construída por meio de mensagens por telefone celular (daí a limitação a 140 caracteres, o teto padrão na maioria dos dispositivos móveis da época).
E por isso o neologismo microblog. Porque, diferentemente do post em um blog, no Twitter há uma limitação física, que na verdade pode ser burlada porque a plataforma aceita links, ou seja, um texto de 140 caracteres pode conduzir a outro, de tamanho ilimitado.
O nome surgiu quase ao acaso, segundo seus criadores. Em inglês, twitter significa "gorjear, trinar". É esse o sentido, de algo curto, instantâneo, que eles quiseram dar quando perguntaram "o que você está fazendo agora?", até hoje a questão-chamariz para atrair novos usuários.
Mesmo sem fazer dinheiro (ainda), o Twitter é hoje a galinha dos ovos de ouro da internet. Recebeu (e recusou) uma proposta de US$ 500 milhões oferecida pelo Facebook, um dos sites de rede social mais acessados do mundo.
Contrariado com a negativa, Mark Zuckerberg, 23, criador do Facebook, mudou a interface do site para fazê-lo parecer ainda mais com um microblog.
Estima-se que o valor de mercado do Twitter, que tem três sócios e 30 funcionários, bata em US$ 250 milhões. É o valor que a empresa captou junto a um grupo de investidores.
Só agora o Twitter oferecerá serviços pagos (contas premium com recursos especiais).
Seus dados de tráfego e usuários são uma caixa- -preta. Acredita-se que só nos EUA sejam 6 milhões de contas (no mundo, elas chegariam a 10 milhões, 250 mil delas no Brasil).
Entre 2008 e 2009, o site experimentou um crescimento de 1.000% em sua audiência global.


Texto Anterior: Twitter vira febre entre astros do esporte nos EUA
Próximo Texto: Bem-humorados, perfis falsos de esportistas brasileiros angariam fãs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.