São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nadal bate Federer e conquista Montecarlo pela 4ª vez seguida

Suíço perde de novo para espanhol, que arrebata seu décimo Masters Series

DA REPORTAGEM LOCAL

Na lista de campeões de Grand Slams, Rafael Nadal ainda está distante dos maiores vencedores. No Masters Series (conjunto de torneios que só perde em importância justamente para o Grand Slam), ele já é um dos destaques.
O espanhol derrotou ontem o "freguês" Roger Federer por duplo 7/5 e conquistou pela quarta vez consecutiva o Masters Series de Montecarlo.
"É inimaginável ganhar aqui quatro vezes seguidas", afirmou Nadal. O último a levantar o troféu quatro vezes consecutivas havia sido Anthony Wilding, entre 1911 e 1914.
Nadal alcançou seu décimo título da série e só está atrás de Andre Agassi (17 troféus), Federer (14) e Pete Sampras (11).
A grande diferença é a idade com que cada um deles chegou ao décimo título. Nadal está com 21 anos, Sampras tinha 28, Federer, 24, e Agassi, 26.
Além disso, ao lado do compatriota Tommy Robredo, o vice-líder do ranking venceu Mahesh Bhupathi e Mark Knowles por 6/3 e 6/3 na final de duplas.
Foi apenas a segunda vez desde a criação dos Masters Series, em 1990, que um tenista foi campeão em simples e duplas -Jim Courier obteve o feito em Indian Wells, em 1991.
O título no primeiro grande torneio na temporada de saibro também encerrou um incômodo jejum de Nadal, que não era campeão desde julho de 2007.
"Eu joguei bem todos os torneios deste ano, mas não cheguei ao último jogo deles", comentou Nadal, que soma nove vitórias em 15 confrontos contra o número um do mundo.
O espanhol, segundo na lista da ATP e que nos dois últimos anos não cedeu nenhum set em Montecarlo, saiu de uma desvantagem de 0/4 na segunda parcial. "Pensava perderia o set, mas tentaria perder por 6/ 2, e não 6/0 ou 6/1, para ir para o terceiro set com boas sensações", disse Nadal, que nesta semana joga em Barcelona.
Federer disse que ficou decepcionado com sua atuação no segundo set, mas avaliou a semana como positiva.
"Pressionei Rafa hoje [ontem] e tive a sensação de que posso vencê-lo se jogar da maneira correta", afirmou. "Não senti isso no ano passado."


Texto Anterior: Alemão: Bayern fica a um ponto do título
Próximo Texto: Seletivas mostram força de novo maiô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.