São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA

Federação Francesa de Futebol confirma o desfalque para a partida contra Senegal

Zidane encerra suspense e está fora da 1ª partida

DO ENVIADO A SEUL

Zinedine Zidane está fora da abertura da Copa, na sexta, contra Senegal, mas o estrago que sua contusão causou no ambiente da seleção francesa foi bem maior.
Quem anunciou a baixa foi o presidente da Federação Francesa de Futebol, Claude Simonet, numa entrevista dada em Paris que estragou o plano de mistério adotado pela equipe desde o domingo à noite, quando o meia sentiu uma contusão na coxa esquerda.
Mesmo após a confirmação do dirigente, a seleção seguiu recolhida ao silêncio em sua concentração num subúrbio de Seul.
Atletas e comissão fecharam-se em uma ala reservada do hotel que abriga o time, de maneira a evitar o contato com a imprensa.
O técnico da França, Roger Lemerre, um dos poucos a falar, foi evasivo: "Eu não sei de nada. Não sei quantas fibras musculares foram afetadas".
Os campeões mundiais apenas anunciaram que o médico do time daria uma posição oficial hoje, por extensão desautorizando inclusive o que havia dito o homem que comanda o futebol francês.
Phillipe Tournon, assessor de imprensa da equipe, foi mais longe: "O senhor Simonet está em Paris. Nós estamos em Seul. Quem está aqui é o senhor Roger Lemerre [técnico da equipe". E aqui só haverá uma comunicação oficial amanhã".
O médico Byeon Hong-shik, do centro médico de Seul, onde o jogador francês foi examinado no início da tarde de ontem, disse que lhe foi pedido silêncio.
"O time da França nos disse que ele mesmo pretende anunciar o resultado", disse o médico.
As declarações dadas pelo presidente da federação francesa, entretanto, haviam sido bastante claras sobre a situação do mais destacado jogador da equipe.
"Tenho novidades um pouco inquietantes. Acabam de me comunicar os resultados da ecografia, e Zidane estará fora por dois jogos", afirmou ele.
A segunda partida dos franceses no Mundial é contra o Uruguai, marcada para o dia 6 de junho.
Instalada a confusão, porém, o próprio jogador resolveu falar. Em entrevista ao jornal francês "Le Parisien", Zidane confirmou que está fora da primeira partida do Mundial, mas negou que sua ausência no jogo contra os uruguaios esteja confirmada. O exame mostra claramente que há uma pequena lesão. Não é algo grave. Fala-se de uma ausência de ao menos dois jogos.
"Estou fora desse primeiro jogo. Espero poder disputar a segunda partida. Estou confiante. É preciso agora que eu repouse por três ou quatro dias", afirmou Zidane.
O meia se contundiu no amistoso do último domingo contra a Coréia do Sul, em Suwon, vencido pela equipe francesa por 3 a 2, no último jogo preparatório para Copa. Ele sentiu dores na coxa esquerda e pediu para sair. Deixou o campo ainda no primeiro tempo.
Zidane, 29, vai se ausentar de parte do Mundial pela segunda vez consecutiva. Na campanha do título, há quatro anos, o meia do Real Madrid também não participou de todas as partidas.
Expulso no segundo jogo da Copa, após pisar em um jogador da Arábia Saudita, ficou fora do duelo contra a Dinamarca.
A seguir, do banco, viu sua seleção passar sufoco contra o Paraguai, numa partida dramática, que foi vencida na prorrogação (com morte súbita).
Só voltou ao time nas quartas-de-final, contra a Itália, para comandar a arrancada até o título.
Ontem, após dar início ao dominó que pôs fim ao mistério sobre Zidane, o dirigente da federação francesa utilizou a campanha da Copa de 1998 para tentar demonstrar algum otimismo.
"De qualquer maneira, quando se quer ser campeão do mundo, deve-se estar preparado para jogar sem as estrelas. Laurent Blanc não jogou a final [da Copa de 1998, contra o Brasil". Quando existe uma ausência importante, os outros devem fazer um pouco mais para compensar", disse Simonet. (ROBERTO DIAS)

Texto Anterior: José Geraldo Couto: A beleza continua sendo fundamental
Próximo Texto: Sina de contusões persegue camisa 10
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.