São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

Itália é submetida a exame

Fifa faz controles de surpresa na Ásia

DA REDAÇÃO

A Fifa começou a fazer, na Ásia, exames antidoping de surpresa para prevenir possíveis casos na Copa do Mundo. Ontem, representantes da Comissão Antidoping da entidade visitaram as delegações da Itália e do México.
Em Sendai (norte do Japão), onde está concentrada a seleção italiana, os 23 jogadores se reuniram em uma das salas do hotel.
Quatro atletas foram escolhidos, por sorteio, para passar pelo exame: o goleiro Francesco Toldo, o zagueiro Fabio Cannavaro, o meio-campo Angelo Di Livio e o atacante Filippo Inzaghi.
Os representantes colheram só amostras de urina dos jogadores.
Não foram feitos os controles de sangue, usados para descobrir o uso de EPO (eritropoietina), substância que estimula a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação do sangue.
Na concentração da seleção mexicana, que está no Grupo G da Copa, ao lado da própria Itália, do Equador e da Croácia, também foram coletadas amostras da urina de quatro jogadores.
Passaram pelo exame o goleiro Jorge Campos, os meias Braulio Luna e Johan Rodríguez e o atacante Cuauhtemoc Blanco.
Segundo o diretor da Comissão de Seleções do México, Ricardo Peláez, momentos antes do treinamento da equipe, os jogadores foram escolhidos por sorteio.
O técnico Javier Aguirre disse estar tranquilo, apesar de sua equipe ser uma das primeiras a ter que passar pelo controle surpresa na Ásia. "Todos os atletas já foram submetidos a exames similares na Cidade do México antes de viajar ao Japão", afirmou Aguirre.
O time mexicano já teve problemas com doping na Copa América de 1997, quando o exame de Raúl Lara deu positivo para uma substância proibida. Apesar de a prova B ter dado resultado negativo, o atleta ficou seis meses suspenso de jogos na América do Sul.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Por Quê: Crise econômica escancara violência e discriminação
Próximo Texto: Quase metade dos japoneses não tem interesse na Copa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.