São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-craque diz que tirou do Brasil "cobra na rua"

DO PAINEL FC
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem dúvida sobre sua soberania no futebol, Pelé pretende, com o novo documentário sobre sua carreira, exibir o que realizou pela imagem do Brasil e pelos negros.
"O que me assombrou foi ver o que o Pelé fez pelo Brasil e seu povo, numa época em que o Santos ia jogar no exterior e perguntavam se no nosso país tinha cobra na rua. São coisas que os programas esportivos não mostram", disse o ex-craque de 63 anos.
Ele se disse responsável por iniciar a miscigenação no futebol. "Em 1958, só a seleção tinha negros. Hoje tem negro em qualquer time. Foi uma abertura que o Pelé fez, muita gente nem sabe."
Em recuperação de uma cirurgia no olho esquerdo -que ainda está um pouco inchado-, o ex-jogador afirmou que chorou várias vezes ao ver o filme e que não se reconheceu nas imagens de um crioulinho atuando com a camisa do Vasco num jogo no Maracanã.
Contou ainda que levou um ano para conseguir que 12 filhas de Garrincha autorizassem o uso de imagens do pai e que descontentou Gerson por não incluir lances sugeridos pelo colega. (FV E MDA)

Texto Anterior: Futebol: "Pelé Forever" vai retocar "Pelé Eterno"
Próximo Texto: Panorâmica - Olimpíada: Revezamento da tocha no Rio contará com grupo de seguranças estrangeiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.