São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
"Carioca", seleção se reúne para treino no RJ

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Sem os titulares, a seleção brasileira será "carioca" na Copa América. Do grupo que vai iniciar hoje a preparação em Teresópolis para o torneio continental, o Rio foi a cidade que mais cedeu atletas para o técnico Carlos Alberto Parreira. No total, cinco cariocas -Vágner, Felipe, Adriano, Gilberto e Juan- vão disputar a competição no Peru. Só Gilberto não tem chance de ser titular.
"Não me preocupo com isso. Em outras ocasiões, deixei vários cariocas de fora e nunca havia pensado nisso. Quando convoco o time, só penso na melhor formação possível", disse Parreira, que foi criado no subúrbio do Rio.
O técnico chamou para a Copa América mais dois atletas do Estado do Rio: o goleiro Júlio César, de Duque de Caxias, e Gustavo Nery, natural de Nova Friburgo.
Na última vez que a seleção se reuniu em Teresópolis, São Paulo foi a cidade com mais atletas no elenco, que enfrentou a Argentina e o Chile, pelas eliminatórias. Cafu, Edu, Zé Roberto e Júlio Baptista representaram a cidade. Contra o Chile, só Zé Roberto, suspenso, não jogou. Na ocasião, Parreira escalou apenas dois cariocas -o zagueiro Juan, que substituiu o titular Lúcio, e Ronaldo.
"Apesar de o grupo ter mais cariocas, não existe diferença de estilo entre os jogadores do Rio e de São Paulo. A única filosofia diferente é a do Sul. Eles jogam um futebol mais corrido e brigado", disse o treinador. Ele convocou só três jogadores nascidos no Sul -Kléberson, de Uraí (PR), Maicon, nascido em Novo Hamburgo (RS), e o curitibano Alex.
Para a Copa América, Parreira decidiu poupar todos os titulares, de férias na temporada européia, e os reservas mais requisitados. Ele não esconde que o torneio não é a prioridade para a seleção neste ano. O objetivo maior é a classificação para a Copa-2006.
A seleção fica na Granja Comary até a noite de quinta. Na madrugada de sexta, desembarca em Arequipa, local dos primeiros jogos no torneio, que começa em 6 de julho. O grupo brasileiro tem Paraguai, Costa Rica e Chile.


Texto Anterior: Automobilismo: Inglês obtém 2ª vitória no ano na IRL
Próximo Texto: Futebol: Euro breca quem deu as caras no Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.