São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos joga para salvar semana e amenizar a crise

Na zona do rebaixamento e repleto de problemas dentro e fora de campo, santistas enfrentam a embalada Portuguesa

Doping, pressão da torcida e desfalques de última hora complicam a vida do técnico Cuca, que ainda não venceu dirigindo o time do litoral

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

RICARDO VIEL
DO ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Santos e Portuguesa se enfrentam hoje, às 18h20, no Canindé, em situações inversas na tabela e com seus torcedores.
Se bater os santistas, a Lusa conquistará a quarta vitória seguida no Nacional e, com 14 pontos, encostará no líder Flamengo, que tem 16 pontos.
Já o time da Vila Belmiro vive situação bem mais complicada. Mesmo vencendo (resultado que não consegue há cinco partidas), o Santos precisa de uma combinação de resultados para não permanecer na zona da degola. Se perder, corre o risco de virar lanterna da competição.
Após a goleada para o Goiás, a torcida se reuniu com o técnico Cuca para apoiá-lo e cobrar melhor desempenho dos atletas. O treinador, que diz ter conversado com o grupo, fará mudanças para pegar a Lusa.
Rodrigo Tabata e Marcinho Guerreiro, criticados pela torcida, não estão mais nos planos do treinador nem ficarão no banco. Molina é outro que deve perder o posto de titular.
Nos treinos da semana, Cuca colocou o zagueiro Adaílton e o meia Róbson no time titular, mas ambos sentiram antigas lesões e foram vetados pelo departamento médico. Já o lateral Apodi, que não pôde enfrentar o Goiás por um erro administrativo do Santos, finalmente fará a sua estréia hoje.
A única dúvida de Cuca é entre o zagueiro Domingos -atuando com três homens na zaga- ou o volante Adoniran.
Além dos desfalques e da pressão, o Santos também tem problemas fora de campo. Durante a semana, a diretoria confirmou que Rodrigo Souto foi pego em antidoping feito em março, em partida pela Libertadores. Como não foi notificado oficialmente, o clube pode escalar o volante, mas deve perdê-lo para o próximo jogo.
Na 18ª colocação, o Santos precisa vencer para amenizar a crise. "Uma vitória é mais importante do que dez reforços. Tira um peso enorme das costas", diz Cuca, que não venceu nos três jogos que dirigiu o time. Um novo revés aumentará a pressão da torcida.
Pelo lado da Portuguesa, a fase é tão boa que o clube já pensa em "crescer" sua torcida e prepara uma campanha de marketing que incluiu doar camisas para atrair mais público ao Canindé. "Não queremos torcedores do Corinthians que torcem pela Lusa, precisamos daqueles que gostam de usar a camisa", argumenta Vagner Benazzi. "Os pais têm de trazer os filhos, e os filhos, seus filhos. E isso tem que continuar", completa.
O treinador terá dois desfalques para o jogo de hoje. O zagueiro Marco Aurélio, lesionado, e o atacante Christian, liberado pela diretoria para negociar com um time mexicano.


NA TV - Portuguesa x Santos
Sportv (para RJ e Santos), ao vivo, às 18h20


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Estabilidade vira marca da era Benazzi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.