São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vazio nos estádios ultrapassa 200 mil

Número de assentos desocupados na primeira fase do Mundial sul-africano equivale a dois Maracanãs e meio

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO
RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A DURBAN

Mais de 200 mil lugares ficaram vazios na primeira fase da Copa, o que representa dois Maracanãs e meio ignorados pelos torcedores.
A segunda fase não começou muito melhor. Anteontem, em Port Elizabeth, o público de Uruguai x Coreia do Sul pouco passou de 30 mil, ou 72% da capacidade da arena. Em Rustenburgo, 1.700 ingressos ficaram ociosos para Gana x EUA.
O desaparecimento de milhares de torcedores intriga a Fifa desde o início do torneio.
A entidade tenta vender a justificativa de que, na maioria dos casos, são pessoas que compraram ingressos e resolveram não ir ao jogo.
Mas há outros motivos: o preço alto para os sul-africanos, as falhas de organização (sobretudo o trânsito) e a estranha política de segurar ingressos para empresas e patrocinadores e só colocá-los à venda na última hora, quando já é tarde demais.
Em entrevista anteontem, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, procurou minimizar o fato. "Isso acontece em todo lugar, não apenas na África do Sul. Ocorreu em todas as Copas do Mundo."
Em termos proporcionais, 8% dos assentos não foram ocupados na fase de grupos, mas o número esconde sérios problemas localizados.
Em Bloemfontein, um quarto do estádio ficou vazio, em média, nos cinco jogos lá disputados na primeira fase.
Em Rustenburgo, foram 18% lugares não ocupados na primeira fase. O caso de Port Elizabeth, 16% de assentos vazios, preocupa especialmente, disse Valcke, embora sem explicar o motivo.
Uma hipótese é que se trata de uma cidade politicamente importante na África do Sul, capital de uma região que é berço do partido do governo, o Congresso Nacional Africano, e de várias de suas lideranças, a começar por Nelson Mandela. Danny Jordaan, diretor-executivo do comitê organizador da Copa- -2010, também é de lá.
Dos 48 jogos da primeira fase, só cinco lotaram: África do Sul x México (a partida de abertura, no Soccer City), Inglaterra x Argélia e Uruguai x França (ambos na Cidade do Cabo), Argentina x Nigéria (no Ellis Park) e Inglaterra x EUA (em Rustenburgo).
Nenhum jogo do Brasil, portanto, embora as arenas tenham tido mais de 98% de sua capacidade ocupada.


Texto Anterior: Louvado seja Dios
Próximo Texto: Contra vexame, organização usa "maquiagem'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.