São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEMÓRIA

Pequim-2008 foi a primeira a permitir blogs

DE SÃO PAULO

O COI liberou pela primeira vez o uso de sites pessoais de atletas na Olimpíada da China. Mas também o fez com restrições ao uso da internet.
A linha geral das regras do comitê vetava manifestações políticas, menções a patrocinadores e publicação de imagens das sedes das competições.
Segundo o órgão, o objetivo não é fazer jornalismo, mas abrir um espaço para manifestações pessoais dos esportistas.
Por conta do fechado regime chinês, e suas restrições à internet no país, a decisão foi vista naquela época como uma atitude democrática do COI.
Outras entidades esportivas também fazem vetos ou restringem a utilização da internet por atletas.
Durante a Copa-2010, a CBF e a federação espanhola proibiram o uso de Twitter e blog pelos jogadores das duas seleções, o que levou os atletas a suspenderem comentários.
A Fifa veta manifestações religiosas, políticas e a exibição de patrocinadores de atletas em locais de competições, com exceção a produtores de material esportivo. Não há regras restritivas para sites pessoais de jogadores.


Texto Anterior: 2012: COI limita internet de atletas nos Jogos
Próximo Texto: F-1: Adversários de Vettel na luta pelo título dão Mundial por encerrado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.