São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 2011

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COI limita internet de atletas nos Jogos

2012
Para proteger seus parceiros, entidade veta que esportistas falem de patrocinadores em mídias sociais


DE SÃO PAULO

O COI (Comitê Olímpico Internacional) vetou que atletas usem as mídias sociais com objetivos comerciais nos Jogos de Londres- -2012. É uma medida para favorecer os patrocinadores da Olimpíada, tornando-os únicos na exploração do evento.
A limitação a menções comerciais na internet já valia para Pequim-2008. Mas, desta vez, o comitê internacional ressaltou a proibição ao uso de Twitter, blogs e outras redes sociais por conta do aumento recente de sua utilização, por parte de atletas, para promover patrocinadores.
O desrespeito à regra levará à perda de credenciamento e à eliminação dos Jogos.
No Brasil, por exemplo, Neymar, Paulo Henrique Ganso e Cesar Cielo, todos candidatos a participar de Londres-12, têm associações comerciais ou menções a patrocinadores em seus blogs ou suas contas do Twitter.
"Participantes e outras pessoas credenciadas não podem promover marcas, produtos ou serviços em um post, blog ou tuíte ou outras plataformas sociais", informa o documento. Apenas haverá exceções caso haja uma autorização do COI.
Assim, também são vetados contratos comerciais relacionados a essas mídias, a não ser que tenham sido aprovados pelo comitê olímpico do país do esportista.
Essas regras fazem parte de um contexto mais amplo, em que todas as propagandas de atletas durante a Olimpíada são proibidas. Mas uma brecha é aberta para os parceiros do COI.
Se houver permissão do esportista e autorização do comitê, os patrocinadores olímpicos podem usar a imagem dos competidores.
A pedido da assessoria do meia Ganso, a Samsung, que é parceira dos Jogos e patrocinadora dele, vai consultar o COI para saber se pode manter o Twitter do santista.
"Se não puder, podemos montar uma equipe para acompanhá-lo e fazer um site sobre ele, sem ser pessoal", declarou o assessor de Ganso, Diogo Kotscho.
A assessoria de Cesar Cielo informou que o nadador usa pouco suas contas, como o Twitter, em competições importantes como Mundial e Olimpíada, embora tivesse um blog em Pequim-2008.
Pelas regras do COI, outras restrições aos atletas são usar vídeos de competições ou das áreas oficiais dos eventos. São permitidas fotos.
Também são vetadas as revelações de informações confidenciais ou a respeito de outros esportistas. Até fotos, quando envolvem outros competidores, têm que ser autorizadas por esses.
Os blogs devem ser elaborados "em primeira pessoa, no formato de diários", orienta o COI. Também são vetadas "palavras ou imagens vulgares e obscenas".
No texto, apesar das restrições, o comitê disse incentivar o uso das mídias sociais pelos atletas. Mas deixa claro o propósito de unificar o discurso sobre a Olimpíada ao sugerir que eles devem indicar o site da própria entidade como fonte de informações.


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