São Paulo, terça-feira, 28 de julho de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO OHATA (interino) - painelfc.folha@uol.com.br

Renda alternativa

Os clubes brasileiros têm hoje cerca de 380 mil sócios-torcedores, segundo levantamento feito pelo Clube dos 13. A entidade acredita que a marca de 400 mil será alcançada até o fim de agosto. No caso do líder no quesito, o Internacional, a renda gerada pelo segmento já supera a gerada pelos contratos de TV. O clube gaúcho tinha como um dos objetivos para seu centenário reunir 100 mil sócios-torcedores -já ultrapassou essa meta. No cenário internacional, a liderança pertence ao português Benfica (171 mil).




Lista. Em segundo lugar na lista nacional ficou o rival do Inter, o Grêmio, com 53 mil sócios-torcedores. Em terceiro e quarto ficaram Corinthians e São Paulo (46 mil e 42 mil, respectivamente). O primeiro carioca, o Vasco, aparece em quinto: 28,5 mil.

Para o futuro. Equipe com a maior torcida do país, o Flamengo não trabalha ainda com programa de sócio-torcedor, assim como o atual líder do Brasileiro, o Atlético-MG, e a Portuguesa, da Série B.

Influência. A vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians no fim de semana animou a situação palmeirense. Seus integrantes apostam em efeito positivo na eleição dos conselheiros vitalícios. A principal aposta é em Pedro Renzo, do departamento jurídico do clube.

Degustação. Porém outro candidato, Osorio Furlan, proprietário de importadora, já prometeu bancar o vinho do banquete do clube em agosto se for o vitalício mais bem votado nas eleições.

Proximidade. Edu Dracena, em tratamento de contusão no Brasil, fará a etapa final de recuperação no Corinthians. No Parque São Jorge, circula o rumor de que existe interesse no zagueiro.

Bico. O supervisor são-paulino Marco Aurélio Cunha faz questão de acompanhar os jogos do Avaí. Tudo por conta da amizade com o técnico, o ex-são-paulino Silas. Repete para ele o que fala no Morumbi: ""Não deixe a equipe ser dirigida de fora para dentro".

Cachimbo da paz. Com influência na Concacaf, Ricardo Teixeira reuniu em Nova York, na mesma mesa, o secretário-geral da entidade, Chuck Blazer, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que há tempos não se bicam.

Pragmático. O movimento é importante à luz das eleições na Fifa. Blatter deve se candidatar novamente. Seu mandato termina em 2011.

Ar livre. Copenhague oferecerá às cidades candidatas aos Jogos-16 espaço em parque público para divulgação das campanhas. É lá que o COI anunciará a vencedora.

Cabeça quente. O clima ficou tenso depois do bronze da favorita França no revezamento 4 x 100 m livre, anteontem. Enquanto César Cielo, quarto, era massageado após a final em Roma, seu rival Alain Bernard esbanjava irritação. Até chutou objetos.

Colaborou MARIANA LAJOLO , enviada especial a Roma

Dividida

"E quem diria que o Luxemburgo voltaria ao Santos e o Renato Gaúcho ao Flu após a forma como saíram? É briga de marido e mulher"

De MARCO AURÉLIO CUNHA , a respeito da contratação de Muricy pelo Palmeiras à luz do episódio do gás em partida no Parque Antarctica



Próximo Texto: Massa já pergunta o que houve
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.