São Paulo, terça-feira, 28 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo não jogará por cinco semanas

Exames apontam duas fraturas na mão esquerda do atacante corintiano

Joaquim Grava, consultor médico do Corinthians, confirma a opção por uma cirurgia no local da lesão, ocorrida contra o Palmeiras

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians campeão da Copa do Brasil e candidato ao título brasileiro sofreu mais um golpe em seu elenco. Desta vez, não definitivo, mas importante. O time ficará sem Ronaldo por pelo menos cinco semanas.
Esse é o tempo mínimo de recuperação da fratura na mão esquerda sofrida pelo Fenômeno anteontem, no clássico contra o Palmeiras.
Após exames de radiografia e tomografia, ficaram confirmadas as suspeitas do departamento médico corintiano de fratura na mão do atacante. "Foram constatadas as fraturas no terceiro e no quarto metacarpos da mão esquerda", explicou o médico Paulo Faria.
O tratamento da contusão já foi definido. O consultor do departamento médico do Corinthians, Joaquim Grava, confirmou que o atleta será operado. Assim, fica descartada a opção do tratamento conservador, ventilada por Faria ontem de manhã, em entrevista coletiva.
Na ocasião, ele disse que novos exames seriam realizados amanhã, mas que a tendência era a escolha pela cirurgia, por ser um processo mais eficaz no que diz respeito à certeza da consolidação do osso fraturado.
A expectativa é de que Ronaldo volte rapidamente a treinar, com a região da fratura protegida. "Acredito que [ocorra] cerca de dez dias após a cirurgia."
Porém, no início da recuperação, Ronaldo se limitará a treinos físicos. "Não vamos adiantar o período de recuperação para colocá-lo em uma situação de risco", disse Faria.
A volta à atividade com bola e também aos jogos será evitada para não haver perigo de contato físico, o que poderá causar problemas na recuperação.
Pelo período estimado pelos médicos para a recuperação da contusão, Ronaldo desfalcará o Corinthians pelo menos durante todo o mês de agosto, além desta última semana de julho. Nesse intervalo, o time fará oito partidas pelo Brasileiro.
Entre os compromissos sem Ronaldo está o duelo com o Flamengo, marcado para o dia 9 de agosto, no Rio, um dos jogos mais aguardados desde sua volta ao futebol nacional.
O reencontro do atacante com o clube pelo qual afirma torcer e onde começou sua recuperação da mais recente cirurgia no joelho prometia ser difícil para o Fenômeno.
Torcedores flamenguistas, ainda irritados com a preferência do jogador pelo Corinthians, planejavam manifestações hostis contra o jogador.
No Parque São Jorge, a ausência do atacante já é sentida.
"Lógico que ele faz falta. Não há um jogador no Brasil diferenciado como ele", declarou o zagueiro e capitão William.
"Vamos ter de adquirir uma nova forma de atuar. Mas vamos fazer as coisas da maneira correta, até para dar tranquilidade para ele retornar na hora certa e não prejudicar a recuperação", concluiu o atleta.


Texto Anterior: José Roberto Torero: Suor ou perfume?
Próximo Texto: Despedida: Douglas é liberado para viajar aos Emirados Árabes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.