São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeonato expõe os "novos italianos" em busca da seleção

Com necessidade de renovação, Itália admite mais estrangeiros

DE SÃO PAULO

Cesare Prandelli mal assumiu a seleção e já decretou que a renovação da Itália passa pelo aproveitamento de jogadores nascidos bem longe do país.
Por isso, a Serie A do calcio, cuja primeira rodada começa a ser disputada hoje, transformou-se em um palco de exibição não apenas para os italianos de origem, mas também para os de opção.
A necessidade de abrir espaço para os oriundi, termo utilizado para designar quem possui ascendência italiana e nasceu em outro lugar, mostra a dificuldade para encontrar pé de obra de qualidade para formar a nova seleção.
Enquanto Mano Menezes privilegiou atletas recém-entrados na casa dos 20 anos em sua primeira convocação do Brasil, Prandelli deu espaço a jogadores já próximos da terceira década no amistoso contra a Costa do Marfim.
A partida, vencida por 1 a 0 pelos africanos, marcou a estreia de Amauri, 30. O centroavante da Juventus, nascido no Brasil, pôs fim a imbróglio sobre qual seleção defenderia ao entrar em campo. "Foram anos de namoro.
Cresci aqui como jogador.
Então, essa escolha foi mais fácil ", disse o atacante, que sofreu uma lesão muscular e está fora da estreia do seu time, amanhã, contra o Bari.
O meia argentino Cristian Ledesma, da Lazio, e o brasileiro Taddei, da Roma, são outros "estrangeiros" cotados para atuar pela Itália.
Maior campeã, a Juventus foi o grande que mais contratou e forma a base da seleção. O Milan se reforçou via empréstimos, e a Inter buscou nomes para o futuro. (RR)


NA TV
Roma x Cesena 15h45 ESPN e Sportv 2




Texto Anterior: "Tiki-taka" inspira liga espanhola
Próximo Texto: Lesões do Brasil ajudam a esvaziar Mundial turco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.