São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção feminina é caso mais recente de punição

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da FPFS (Federação Paulista de Futebol de Salão), Ciro Fontão, que faz parte do sistema Fifa, alega que a determinação para repassar à Confederação Brasileira de Futebol de Salão nomes de jogadores que atuem sob regras que não as da Fifa está expressa no estatuto da entidade.
O documento determina que apenas a CBFS pode representar o futsal brasileiro, regulamentado pela Fifa, dentro e fora do país. "Houve punições em 2006, quando jogadoras foram disputar um campeonato internacional", diz Fontão.
Naquele ano, uma seleção feminina formada pela Confederação Nacional de Futebol de Salão seguiu para a Argentina, para a Copa do Mundo de Mulheres. Na volta, 12 atletas souberam que os registros na confederação estavam suspensos.
"A gente faz a notificação e manda para a CBFS. Depois, as atletas costumam recorrer. Dizem que não sabiam [da proibição], dizem até que foram enganadas", afirma Fontão.
Suelem de Souza foi das atletas punidas. "Eu não sabia das restrições, e fui prejudicada porque perdi uma bolsa de estudo integral que havia ganho em uma faculdade. Como eu estava suspensa, não podia atuar, então cortaram a bolsa", diz.
Amanhã, em Réus, na Espanha, começa a 1ª Copa do Mundo de Futsal Feminino da AMF. Desta vez, não há perspectiva de punição. "Fomos boicotados. Estávamos com patrocinadores certos para a viagem, mas as federações fazem pressão, divulgam que nossos campeonatos não são oficiais, e terminam espantando quem havia decidido nos apoiar", diz Jadilmar da Silva, técnico da equipe.
Sem verba, o Brasil, que estava confirmado no torneio, teve que abrir mão da vaga, ocupada agora pela Bulgária.
Ciro Fontão nega boicote. "Estamos acima disso, não boicotamos. Cada um tem que viver a sua vida. Se os possíveis patrocinadores se desinteressam, não temos a ver."0 (GB)


Texto Anterior: Catalunha segue estilo separatista
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.