São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

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Button freia embalo de Barrichello

Inglês encerra boa sequência de brasileiro, abre 15 pontos de vantagem no Mundial e pode ser campeão em Suzuka

Largando da pole position, Hamilton domina prova noturna de Cingapura e consegue sua segunda vitória nesta temporada

Mark Baker/Associated Press
O piloto inglês Lewis Hamilton comemora após conquistar sua segunda vitória no Mundial-09 de F-1, ontem, no GP de Cingapura

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Depois de ver Rubens Barrichello chegar à sua frente por três corridas seguidas e descontar 12 pontos no período, Jenson Button conseguiu ontem interromper a sequência do escudeiro e dar um passo importante na disputa pelo título.
Mesmo largando dois postos atrás do brasileiro, completou o GP de Cingapura uma posição à frente -foram quinto e sexto- e aumentou de 14 para 15 sua vantagem na liderança do Mundial. Faltando três etapas para o encerramento do campeonato, pode se sagrar campeão já no próximo domingo.
Para sair de Suzuka como o 31º campeão da F-1, precisa anotar cinco pontos a mais que Barrichello no GP do Japão. Uma vitória e no máximo um quarto lugar do companheiro, por exemplo, já lhe bastam.
""Sem dúvida foi uma corrida boa para mim no fim das contas. E embarco para o Japão com o pensamento positivo", falou Button. ""Se eu fizer cinco pontos a mais que o Rubens, já serei campeão, isto é um fato. Mas o que importa para mim é ganhar o título, não é uma questão de quando ou onde."
Largando da 11ª colocação -originalmente seria 12º, mas Nick Heidfeld, que sairia em oitavo, partiu dos boxes-, Button ganhou uma colocação na partida, enquanto Barrichello, o nono, pulou dois postos. Na frente, Lewis Hamilton, pole pela terceira vez no ano, manteve a ponta sem problemas.
As posições permaneceram as mesmas até o início da primeira janela de pit stops. Com um carro mais leve, Barrichello foi aos boxes na 19ª volta.
No giro seguinte, uma batida entre Heidfeld e Adrian Sutil forçou a entrada do safety car. Hamilton aproveitou e entrou para sua parada. Mesmo com combustível para mais dez voltas, Button aproveitou para fazer seu pit uma volta depois.
Após as paradas, Barrichello havia ganhado um lugar -era o sexto- e Button, duas -oitavo.
Com o drive through dado a Nico Rosberg por ter ""pisado" na linha branca dos boxes, os dois subiram mais um posto.
Com pista limpa à frente, o brasileiro passou a tentar abrir o máximo de vantagem possível para o companheiro, pois sabia que Button iria fazer seu pit algumas voltas depois dele.
No 46º giro, ao entrar para sua segunda parada, Barrichello tinha 5s5 de vantagem. Mas um problema na embreagem fez com que o motor de seu carro morresse. Perdeu cerca de sete segundos e, quando voltou à pista, já sabia que era apenas uma questão de tempo para que Button fizesse seu segundo pit e voltasse à sua frente.
""O que aconteceu foi que o ponto morto não entrou e o giro do motor baixou. Na hora que tinha que entrar o anti-stall [sistema que evita que o carro morra], que já me prejudicou em várias largadas neste ano, ele não entrou, e o motor apagou", explicou Barrichello.
Segundo a Folha apurou, a equipe chegou a dizer, durante a reunião pós-GP, que o brasileiro tinha apertado o botão antes da hora, daí a falha. Mas imagens da câmera onboard, levadas pelo engenheiro do piloto, Jock Clear, mostraram que Barrichello acionou o sistema no momento exato. Sendo assim, a possibilidade de a falha ter sido dele foi afastada.
Com pouco combustível e pista livre, Button fez mais quatro voltas antes de parar e voltar à frente do parceiro.
O inglês ainda teve problemas no freio de seu Brawn GP nas últimas voltas, mas nada que o impedisse de cruzar a linha de chegada em quinto, 1s8 à frente de Barrichello e 30s atrás de Hamilton, que venceu pela segunda vez no ano.

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