São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ARGENTINA

Presidente do Vélez desafia Julio Grondona em eleição na federação

DE BUENOS AIRES - Pela segunda vez em 32 anos, Julio Grondona terá um opositor na eleição para a presidência da AFA (Associação de Futebol Argentino).
Fernando Raffaini, presidente do Vélez Sarsfield, lançou-se na disputa que, no próximo mês, deve definir o nome que comandará a entidade pelos próximos quatro anos.
Grondona, mandachuva do futebol argentino desde 1979, tentará sua oitava reeleição.
Só teve um opositor no início dos anos 90, quando o ex-árbitro Teodoro Nitti, já morto, teve só um voto, o próprio.
"Minha candidatura não é contra Grondona, mas por uma proposta mais pluralista e para que o futebol passe por algumas reformas", disse Raffaini.
Apesar de reconhecer a "experiência e o trabalho" de Grondona em prol do futebol argentino, "obtendo enorme respeito na Fifa", o cartola do Vélez afirma que mais de 30 anos é "muito tempo para uma pessoa só comandar a AFA".
"Em vez de uma gestão personalista, quero implementar mudanças com o aval de todos os clubes", disse o candidato.
Um tema que não será revisto pelos opositores é a estatização do futebol, ocorrida em 2009 após acordo entre a AFA e o governo de Cristina Kirchner. Desde então, o faturamento dos clubes proveniente de direitos de TV triplicou.
Fernando Raffaini afirma que sete equipes apoiam seu nome, mas, para não haver "agouro", evita dizer quais são.
Apesar de não ter chances, Daniel Vila, presidente do Independiente de Rivadavia, da Série B, declarou que também quer participar da disputa.
Um dos vice-presidentes da Fifa, Julio Grondona não desiste da oitava reeleição, segundo informou à Folha Darío Villaruel, um de seus assessores.
A eleição está marcada para o dia 18, mas foi suspensa pela Justiça. O Colón entrou com medida cautelar contra a distribuição de votos da eleição. A AFA ainda não se pronunciou sobre o assunto. (LUCAS FERRAZ)



Texto Anterior: Dilma quer fazer reunião com dirigente francês
Próximo Texto: Copa dos Campeões: Kaká 'renasce' no Real e põe fim a jejum de 2 anos sem gol no torneio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.