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AUTOMOBILISMO
Interlagos é a pista mais aberta ao arrojo
Massa encerra temporada da F-1 como campeão da ultrapassagem
DA REPORTAGEM LOCAL
Felipe Massa fechou o Mundial
de F-1 em 12º lugar e estará longe
de Mônaco quando a FIA entregar os troféus de campeões a Michael Schumacher e à Ferrari.
Mas o brasileiro da Sauber terminou a temporada no domingo,
em Interlagos, com um título informal, dos mais cobiçados. Foi,
em 2004, o piloto mais arrojado
da categoria. Ninguém ultrapassou tantos adversários como ele.
Levantamento feito pelo site inglês www.talkaboutautos.com,
especializado em discussões automobilísticas, mostra que Massa
executou 29 ultrapassagens ao
longo dos 18 GPs do campeonato.
A pesquisa não leva em conta
trocas de posições em pit stops,
voltas recuperadas ou perdidas
por retardatários e manobras nas
largadas, por deturparem a concepção "pura" de ultrapassagem.
Depois de Massa, o piloto mais
agressivo do ano foi David Coulthard, da McLaren, ainda sem
emprego em 2005: 25 manobras.
"Não imaginava ser o líder dessa estatística, até porque não sabia
que ela existia", disse Massa, ontem. "Mas isso vem do meu estilo.
Na minha carreira, sempre fui um
piloto arrojado, que arrisca."
Uma marca que, em 2002, lhe
rendeu críticas de Peter Sauber.
Em seu primeiro ano na categoria, o piloto abandonou cinco das
16 etapas que disputou por ter rodado ou batido. E não correu uma
prova, nos EUA, por ter sido punido em um acidente na Itália.
Neste ano, o arrojo não significou abandonos. Massa deixou só
dois GPs por acidentes, no Canadá e nos EUA -no último, envolvido em uma batida múltipla com
Giorgio Pantano, Christian Klien
e Gianmaria Bruni.
"Aprendi muito com a experiência. Não reduzi meu arrojo,
mas não cometo mais os erros de
antes", explicou o brasileiro, que
aparece ainda como o terceiro piloto que mais foi ultrapassado, reflexo de alguns "xis" (quando o
piloto superado logo recupera a
posição) que levou na temporada.
O GP do Japão foi fundamental
para que ele conquistasse a condição de piloto mais agressivo do
ano. Foram nove ultrapassagens,
sendo uma sobre Jacques Villeneuve, da Renault, que será seu
companheiro no ano que vem.
Depois de Massa, o brasileiro
mais bem colocado no ranking é
Rubens Barrichello, em sexto,
com 18 ultrapassagens no ano
-Michael Schumacher fez 17.
Antonio Pizzonia foi outro destaque. Em apenas quatro GPs pela
Williams, ultrapassou 11 adversários. Ralf Schumacher correu o
triplo de corridas com o mesmo
carro e fez 12 ultrapassagens.
Entre as pistas, Interlagos é a
que mais permite ultrapassagens.
Em média, desde 97, o GP Brasil
registrou 29,8 por edição. Depois
aparece Indianápolis, com 29.
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