São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos tenta 1ª vitória fora de casa

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Enquanto começa a implantar sua filosofia no Santos, o técnico Vanderlei Luxemburgo não quer que a má performance longe da Vila Belmiro se torne um "fantasma" hoje, contra o América, em São José do Rio Preto, pela quinta rodada do torneio estadual.
O Santos jogou duas partidas fora de casa, empatando uma e perdendo a outra. Segundo Luxemburgo, nada preocupante.
"Isso não pode ser uma realidade. Tenho certeza de que o Santos vai ganhar fora de casa no Paulista. Se jogássemos dez jogos fora de casa e não ganhássemos nenhum, aí preocupava. Mas num campeonato em que jogamos quatro jogos, não dá para achar que já é algo [preocupante] ", analisou o treinador do time santista.
E pouco a pouco, o Santos começa a adquirir características típicas dos times que já foram dirigidos por Luxemburgo. Segundo levantamento do Datafolha, a equipe do litoral já é a que mais acerta passes neste Campeonato Paulista (86,5%) e também a penúltima em número de faltas cometidas (17,5 por jogo).
Para hoje, no bem conhecido estádio Benedito Teixeira -onde o Santos conquistou o título do Brasileiro de 2004, coincidentemente com Luxemburgo no comando-, o técnico ainda não havia definido o time titular, mas já há precauções táticas implantadas no grupo de atletas.
"Conhecemos bem lá. Jogamos algumas vezes no estádio deles. É um campo largo, que preocupa bastante pelas dimensões. Se você não se fechar e ocupar bem os espaços, pode ser surpreendido."
O treinador tem a opção de usar Galvão no lugar de Geílson para formar a dupla de ataque com Jonas. O primeiro atleta tem mais presença dentro da área rival, segundo avaliou Luxemburgo.
Geílson ainda não se encontrou na competição e tem sido bastante criticado pela quantidade de oportunidades desperdiçadas. Apesar disso, os colegas apóiam o jogador, afirmando que ele tem sofrido pressão muito grande.
A disputa pela titularidade da dupla de ataque pode se acirrar ainda mais em breve. Na sexta-feira, o atacante Reinaldo, que havia sofrido lesão, correu em volta do gramado. O treinador espera que ele se recupere rápido.
No fim de semana em que completa 60 anos, o América estréia o atacante Wélton, que estava no futebol húngaro. Sua documentação estava presa na CBF e sua inscrição foi feita só nesta semana.
"É um reforço em que eu aposto muito. Ele é bom cabeceador e volta bastante para marcar e ajudar os companheiros", afirmou o técnico Roberval Davino.
NA TV - Sportv, ao vivo, a partir das 18h10

Texto Anterior: Pingue-pongue: Mãe afirma que "menino de bueiro" vai além de 2006
Próximo Texto: Time comemora jogo ao fim da tarde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.