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No páreo olímpico, só o Rio gasta só dinheiro público
ROBERTO DIAS
EDITOR-ASSISTENTE DE ESPORTE
Das candidaturas com maior
orçamento e consideradas favoritas a receber a Olimpíada de 2012,
o Rio é a única que tem sua campanha eleitoral financiada exclusivamente pelo poder público.
A fonte solitária dos US$ 23,3
milhões (R$ 67,8 milhões) que
compõem o orçamento da candidatura é a Prefeitura do Rio -situação exatamente oposta à de
Nova York, outra concorrente de
peso, que vai buscar na iniciativa
privada 100% de seus recursos.
A previsão de financiamento
que o comitê carioca enviou ao
COI (Comitê Olímpico Internacional) difere também das de
Londres, Paris e Madri, as outras
cidades que encabeçam a disputa
pelos Jogos, segundo a opinião de
casas de apostas.
"As características do setor privado aqui e lá são diferentes", justifica o prefeito do Rio, Cesar
Maia, que usa o exemplo da sede
da Olimpíada de 2008: "Pequim
fez tudo com dinheiro público".
Maia divide com Carlos Arthur
Nuzman, do COB, a presidência
do comitê de candidatura. Procurada desde quinta-feira, a assessoria do COB informou que não
conseguiu localizar Nuzman, que
chegou ao comando do esporte
olímpico brasileiro com a fama de
ter erguido o vôlei nacional pelas
mãos de patrocinadores privados.
Segundo Maia, não há necessidade, neste momento, de buscar
dinheiro na iniciativa privada.
"Os recursos da prefeitura estão
devidamente separados", disse.
Os US$ 23,3 milhões serão doados pela prefeitura de dois modos. A maior parte, US$ 14 milhões, chegará ao comitê em dinheiro. Outros US$ 9,3 milhões
virão em serviços e bens para a
candidatura, como no deslocamento de técnicos da prefeitura
para trabalhos de consultoria.
O orçamento da campanha é
superior em 43% ao repasse que o
COB recebeu no ano passado pela
Lei Piva (R$ 47,5 milhões), dinheiro originado das loterias e
que é hoje a maior fonte de financiamento do esporte olímpico.
Os gastos por 2012 são suficientes para pagar um mês de benefícios para 1,4 milhão de famílias do
Fome Zero, cerca de três quartos
do total atendido pelo programa.
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