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OLIMPÍADA
Candidatura gaba-se da verba de campanha, superior à de NY e Madri, ambas calcadas em dinheiro privado
Ao COI, Rio exalta orçamento "generoso"
DA REDAÇÃO
Na documentação que enviou
ao COI no início deste ano, o comitê do Rio titulou da seguinte
forma o capítulo sobre o financiamento da candidatura para 2012:
"Um orçamento generoso".
O Rio prevê no documento uma
campanha mais cara que aquela
bancada pela iniciativa privada
em Nova York (US$ 22,5 milhões). A cidade americana anunciou que vai buscar dinheiro em
empresas, sindicatos, fundações e
cidadãos, além de montar uma
espécie de "clube de amigos" e licenciar produtos da candidatura.
Outra concorrente que aparece
com orçamento menor que o carioca é Madri, que que planeja arrecadar US$ 18,6 milhões -sendo 85% deles originados dos bolsos de patrocinadores.
Acima do Rio aparecem as duas
grandes favoritas na corrida: Londres (US$ 48 milhões, 29% deles
originados de patrocinadores) e
Paris (US$ 27,6 milhões, com 25%
do total vindo de fontes privadas).
Orçamento maior que o do Rio
é também o de Moscou (US$ 25
milhões), mas a cidade não vem
sendo incluída entre as favoritas.
A candidatura russa disse ao COI
que terá a campanha bancada pelos setores público e privado. Não
especificou, porém, a divisão.
Concorrem ainda outras três cidades, todas consideradas azarões: Istambul, Havana e Leipzig
(Alemanha). Só a primeira tornou
pública sua documentação de
candidatura. Bancado pela prefeitura e por impostos sobre loterias
e apostadores, o orçamento turco
é pequeno se comparado ao das
favoritas: US$ 6 milhões.
A campanha pelos Jogos de
2012 teve início em 15 de janeiro
passado, quando as candidatas
responderam a um detalhado
questionário do COI.
O próximo passo ocorrerá em
18 de maio, quando o COI anunciará se corta alguma candidata.
Até esse dia, o Rio programou
gastar US$ 5,5 milhões.
Começa então a chamada "fase
dois", que vai até julho do ano que
vem, quando será escolhida a
vencedora. É a etapa em que a
corrida se intensifica, com visitas
de comissões de avaliação às candidatas. A escolha, feita por meio
de votação dos membros do COI,
está programada para julho do
ano que vem, em Cingapura.
Só nessa segunda fase da campanha a candidatura carioca planeja desembolsar US$ 17,8 milhões. Esse valor representa quase
o quádruplo dos US$ 4,6 milhões
que, em julho passado, o Rio programava gastar nessa fase da disputa -a previsão constava dos
documentos da disputa interna
para indicar a candidatura brasileira, quando a capital carioca
derrotou São Paulo.
O orçamento que o Rio estima
para a campanha de 2012 representa mais que o dobro daquele
utilizado na campanha fracassada
pelos Jogos de 2004. Daquela vez,
a cidade foi eliminada antes da fase final de seleção para os Jogos de
2004, e o comitê deixou um rastro
de R$ 3 milhões em dívidas.
Os US$ 23,3 milhões estimados
pela candidatura do Rio não se
confundem com o dinheiro necessário para organizar os Jogos,
que é muito mais vultoso. No documento que enviou ao COI, o
Rio estipulou um orçamento de
US$ 985 milhões para o Comitê
Organizador dos Jogos, sendo
US$ 150 milhões deles repasses de
verbas públicas.
Além disso, a candidatura informou que estima que os governos
federal, estadual e municipal
-"em alguns casos em parceria
com parceiro privados"- estão
investindo ou irão investir um total de US$ 4,76 bilhões em infra-estrutura. A divisão: US$ 3,7 bilhões em transporte, US$ 400 milhões em novas sedes esportivas,
US$ 360 milhões nas Vilas Olímpica e de Mídia e mais US$ 300
milhões em projetos ambientais.
No caso da Prefeitura do Rio, o
investimento na campanha olímpica soma-se a outras grandes tacadas na área esportiva.
Seu caixa fomenta também a organização do Pan de 2007, incluindo a construção de um estádio orçado em R$ 166 milhões.
Além disso, a administração preparou um pacote de ajuda aos clubes de futebol que pode chegar a
R$ 8 milhões.
(ROBERTO DIAS)
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