São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

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IRL

Consolidada, categoria abre sua 9ª temporada com só dois brasileiros

Castro Neves e Kanaan tentam o primeiro título do país

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

A IRL experimenta hoje um fato inédito em seus oito anos de vida. Dá início a uma temporada sem ter que provar nada depois de um ano de sucesso, um campeonato disputado e em crescimento no mercado internacional.
Mas deste momento de estabilidade somente dois brasileiros poderão desfrutar: Hélio Castro Neves, 28, e Tony Kanaan, 29.
Dos cinco representantes que o país teve em 2003, apenas os dois restaram. Gil de Ferran, que fazia dupla com Castro Neves na Penske, encerrou a carreira -hoje, dará a bandeira verde no GP de Miami, às 16h. Kanaan e Castro Neves largam hoje, respectivamente, em oitavo e décimo. O pole será o americano Buddy Rice.
Vitor Meira acabou ficando sem time, já que a Menards não participará do campeonato deste ano.
Felipe Giaffone, que ainda se recupera de um forte acidente sofrido no Kansas, em julho do ano passado, é o único que deve reassumir seu posto na Mo Nunn.
Para não fazer feio contra a legião de rivais, os brasileiros garantem que, pelo menos hoje, têm um trunfo: correr em "casa".
Como a IRL não tem uma etapa no Brasil e tanto Casto Neves como Kanaan vivem em Miami há vários anos, eles acabaram adotando o circuito de Homestead.
"Sempre é excitante correr em Miami. Como esta é "minha" pista, acho que vou ter mais de cem amigos e parentes para me assistir", disse o piloto da Penske.
O único percalço enfrentado pela categoria no ano passado foi o grande número de acidentes graves -um deles resultou na morte do americano Tony Renna.
Para tentar sanar esse problema, os dirigentes da IRL fizeram algumas alterações no regulamento. A partir das 500 Milhas de Indianápolis, quarta etapa do campeonato, os motores serão reduzidos de 3,5 litros para 3 litros, o que diminuirá suas potências.
Nos primeiros GPs do ano, uma outra alternativa foi encontrada. A tomada de ar localizada em cima da cabeça dos pilotos será furada para dar o mesmo efeito da diminuição dos propulsores.
Além disso, alguns circuitos, como o de Homestead, adotaram a Safer, barreira usada desde 2001 em Indianápolis que é recheada de espuma e tem a função de amortecer o impacto das batidas.
Outra novidade na prova desta tarde é a estréia de Sam Hornish Jr., bicampeão em 2001 e 2002, na Penske. Scott Dixon, atual campeão, continua na Ganassi.


NA TV - GP de Miami, às 16h, ao vivo, na Sportv 2



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