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IRL
Consolidada, categoria abre sua 9ª temporada com só dois brasileiros
Castro Neves e Kanaan tentam o primeiro título do país
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL
A IRL experimenta hoje um fato inédito em seus oito anos de vida. Dá início a uma temporada
sem ter que provar nada depois
de um ano de sucesso, um campeonato disputado e em crescimento no mercado internacional.
Mas deste momento de estabilidade somente dois brasileiros poderão desfrutar: Hélio Castro Neves, 28, e Tony Kanaan, 29.
Dos cinco representantes que o
país teve em 2003, apenas os dois
restaram. Gil de Ferran, que fazia
dupla com Castro Neves na Penske, encerrou a carreira -hoje,
dará a bandeira verde no GP de
Miami, às 16h. Kanaan e Castro
Neves largam hoje, respectivamente, em oitavo e décimo. O pole será o americano Buddy Rice.
Vitor Meira acabou ficando sem
time, já que a Menards não participará do campeonato deste ano.
Felipe Giaffone, que ainda se recupera de um forte acidente sofrido no Kansas, em julho do ano
passado, é o único que deve reassumir seu posto na Mo Nunn.
Para não fazer feio contra a legião de rivais, os brasileiros garantem que, pelo menos hoje, têm
um trunfo: correr em "casa".
Como a IRL não tem uma etapa
no Brasil e tanto Casto Neves como Kanaan vivem em Miami há
vários anos, eles acabaram adotando o circuito de Homestead.
"Sempre é excitante correr em
Miami. Como esta é "minha" pista,
acho que vou ter mais de cem
amigos e parentes para me assistir", disse o piloto da Penske.
O único percalço enfrentado pela categoria no ano passado foi o
grande número de acidentes graves -um deles resultou na morte
do americano Tony Renna.
Para tentar sanar esse problema, os dirigentes da IRL fizeram
algumas alterações no regulamento. A partir das 500 Milhas de
Indianápolis, quarta etapa do
campeonato, os motores serão reduzidos de 3,5 litros para 3 litros,
o que diminuirá suas potências.
Nos primeiros GPs do ano, uma
outra alternativa foi encontrada.
A tomada de ar localizada em cima da cabeça dos pilotos será furada para dar o mesmo efeito da
diminuição dos propulsores.
Além disso, alguns circuitos, como o de Homestead, adotaram a
Safer, barreira usada desde 2001
em Indianápolis que é recheada
de espuma e tem a função de
amortecer o impacto das batidas.
Outra novidade na prova desta
tarde é a estréia de Sam Hornish
Jr., bicampeão em 2001 e 2002, na
Penske. Scott Dixon, atual campeão, continua na Ganassi.
NA TV - GP de Miami, às 16h,
ao vivo, na Sportv 2
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