São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luxemburgo testa fama de rei do ponto corrido

DO ENVIADO A SANTOS
E DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS


Em busca de seu sexto título paulista -os anteriores foram em 1990, com o Bragantino, 1993, 1994 e 1996, com o Palmeiras, e 2001, com o Corinthians-, Vanderlei Luxemburgo ostenta o melhor histórico do futebol brasileiro quando o campeonato é disputado em pontos corridos.
Desde que o sistema foi adotado no Brasileiro, há três anos, ele está invicto. No formato, faturou os Nacionais de 2003 e 2004 -ficou fora do de 2005-, e o Mineiro de 2003. E, agora, pode ser campeão em sua primeira tentativa desde que voltou ao Brasil após fracassar no Real Madrid.
Antes, Luxemburgo havia conquistado, no sistema de pontos corridos, o Paulista de 1994, dirigindo o Palmeiras que vivia o auge da era Parmalat.
Dois anos depois, novamente com o Palmeiras, Luxemburgo repetiu a conquista. O Estadual daquele ano previa uma série decisiva do campeão do primeiro turno contra o vencedor do segundo. O Palmeiras, entretanto, liderou com domínio esmagador as duas fases e anulou a possibilidade da realização da final.
Se é praticamente imbatível quando os pontos são corridos, Luxemburgo conta com uma outra sina: a de tropeçar contra times de menor expressão -o caso hoje do Bragantino, que nem de longe lembra o time de 1990.
A seqüência de infortúnios começou em 1994, quando o Palmeiras foi eliminado pelo Ceará na segunda fase da Copa do Brasil. Dois anos depois, novamente no Palmeiras, só não foi campeão paulista invicto porque perdeu para o cambaleante Guarani.
Outras duas quedas marcantes foram em 2000, pela seleção, contra Camarões, nas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos, e pelo Corinthians, goleado pelo San Lorenzo por 4 a 1 em semifinal da Copa Mercosul de 2001.
Nada, porém, comparou-se a 2002: do banco do Parque Antarctica, viu o Palmeiras cair na Copa do Brasil contra o inexpressivo ASA de Arapiraca (AL) . (TT E MC)


Texto Anterior: Memória: Festa no meio da semana não ocorre desde 97
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.