São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time poupa jogadores contra o Paulista para focar Taça Libertadores

"Sem querer", Palmeiras desiste do título Estadual

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o tradicional discurso de "jamais desistir" ou "lutar enquanto ainda houver chance matemática" jogadores e técnico tentar mostrar que se mantêm ligados no Paulista. Mas, na prática, negam confirmando que, para o Palmeiras, o título do Estadual já é um sonho abandonado.
Contra o Paulista, às 21h45, no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, o time do Parque Antarctica não terá a maioria de seus jogadores titulares em campo. Alguns, por contusão, outros, por suspensão, mas dois dos principais atletas do time, Edmundo e Marcinho, não atuarão para poder descansar.
Ao todo, o Palmeiras terá pelo menos seis desfalques para a partida. Além de Edmundo e Marcinho, Alceu (outro poupado), Correa, Marcinho Guerreiro e Washington também estão fora -o número sobe para nove se incluídos os contundidos Juninho, Marcos e Douglas.
A explicação de Emerson Leão para, além de já ter os desfalques esperados, resolver deixar de fora jogadores em condições de jogar é simples: avançar na Libertadores.
"É muito mais fácil disputar uma competição em que se está em segundo do que tirar quatro pontos em três partidas", diz Leão, referindo-se à competição continental, em que o Palmeiras volta a jogar na próxima semana -viajará à Colômbia para enfrentar o Nacional de Medellín.
Leão, no entanto, não admite ter abandonado a disputa estadual. "Quem joga a toalha é covarde", afirma. Mas, mesmo com uma vitória sobre o Paulista, ele deverá manter o esquema de folgas para os jogadores que, na sua avaliação, estão mais desgastados. "Vou observando os que estão no seu limite", explica.
O rodízio já está programado também para a partida seguinte, contra o Rio Branco, sábado, no Parque Antarctica. Gamarra, que hoje deverá jogar, será parte da nova leva de dispensados.
Entre os jogadores, a medida de Leão foi popular, apesar de dizerem que não abrem mão da disputa estadual até que as chances matemáticas se esgotem -o que pode acontecer já nesta rodada.
"Quando a gente vir que realmente não tem mais chance, com certeza vamos priorizar [a Libertadores]", diz o lateral Lúcio. "A gente tem que tentar fazer a nossa parte e ver o que acontece nas três rodadas que restam", completa.
Mas não é só o Palmeiras que jogará sem seus principais atletas. Por causa de um acordo entre as diretorias, o atacante Muñoz, emprestado pelo Palmeiras ao time de Jundiaí, não será escalado. Ele é o artilheiro do time na competição, com cinco gols. O goleiro Rafael, suspenso, é a outra ausência significativa para o Paulista.


Colaborou a Agência Folha

NA TV - Sportv2, ao vivo, a partir das 21h45


Texto Anterior: A rodada
Próximo Texto: Elenco será reavaliado após Paulista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.