São Paulo, domingo, 29 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELÊ SANTANA
O Brasil mereceu

O Brasil mereceu a vitória sobre a Alemanha. Mostrou ser tecnicamente superior. Os alemães, que abusaram da violência, me decepcionaram bastante. Pensei que eles estivessem jogando melhor.
Normalmente, eles jogam muito mais do que mostraram no amistoso. Como falta pouco para a Copa, talvez não dê tempo para eles arrumarem muito o time.
Desde a época em que eu era o técnico da seleção, a Alemanha costumava manter a posse de bola, trocar vários passes. O Brasil vencia em algum descuido deles.
Acho que a seleção brasileira ainda pode evoluir muito no entendimento, para não depender tanto de jogadas individuais.
Foi uma partida violenta, em que o Dunga também acabou perdendo a cabeça. Mas fiquei feliz com a atuação do árbitro, que foi rigoroso. Na Copa do Mundo, os juízes deverão se comportar da mesma maneira.

Por falar em juízes, acho que a Fifa está certa em fazer teste físico com os árbitros, como ocorreu nesta semana.
Eles precisam mesmo estar em forma, ainda mais para trabalhar em um Mundial.
Sobre o árbitro brasileiro indicado para a competição, acho que o Márcio Rezende de Freitas está em boas condições para apitar na Copa.

Assisti ao jogo entre o Vasco e o Grêmio na Libertadores. O Vasco foi amplamente superior durante toda a partida e venceu com facilidade.
Já o Grêmio mostrou mesmo que não é mais o bom time dos últimos anos.
O técnico do Grêmio, Sebastião Lazaroni, ainda deve sentir os efeitos por ter dirigido a seleção brasileira na Copa da Itália, em 90.
Mesmo depois que você deixa o comando da seleção, continua sendo muito perseguido. Tantas críticas devem ainda atrapalhar um pouco o trabalho de Lazaroni.

Sobre a aprovação final da Lei Pelé, acho que os atletas vão lucrar mais que os clubes.
Os atletas terão mais oportunidade para trabalhar, e os times serão obrigados a fazer contratos mais longos.


E-mail:tele@gold.com.br


Telê Santana, 65, escreve na Folha aos domingos


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.