São Paulo, domingo, 29 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico aconselha consumo antes e depois do jogo

da Agência Folha, em Fortaleza

O médico do Ceará, José Roberto Campos de Barros, diz que o consumo de rapadura por atletas, assim como qualquer outro alimento, só é recomendável antes e depois de cada competição.
A rapadura é rica em glicose, sais minerais e possui alto teor calórico. Segundo Barros, "é um das mais ricas fontes de energia disponíveis, com a vantagem de ter baixo custo", afirma.
Ele diz que alimentos ricos em carboidratos não devem ser consumidos nos intervalos de jogos porque liberam glicose, que compete com o organismo no consumo de insulina, provocando uma queda no rendimento dos atletas.
Segundo Barros, a rapadura funciona como um excelente repositor de energias para jogadores de futebol, que chegam a perder até quatro kg numa partida.
Barros diz que tem tolerado o consumo do refresco de rapadura por Edson Vieira nos intervalos dos jogos porque a mistura tem baixo teor da iguaria e um componente psicológico para o atleta.
"Se o atleta se sente mais energizado com o produto, não sou quem vai desautorizá-lo", afirma o médico. (PM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.