São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequim se torna Jogos mais "sujos" da história

COI anuncia mais seis flagrados para nova droga após um "recall" antidoping

Com novos atletas, cujos nomes ainda não foram anunciados, já são 27 casos na Olimpíada-08, igualando os números de Atenas-04

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Olimpíada de Pequim- -2008 se igualou ontem à edição mais "suja" da história. Com os novos flagrados anunciados pelo Comitê Olímpico Internacional, já são 27 casos de doping na última edição do evento, marca idêntica à anterior, que pertence a Atenas-04.
O COI divulgou mais sete testes positivos, em seis atletas, em "recall" de testes feito após os Jogos. Segundo a agência Associated Press, entre eles estão dois atletas que foram ao pódio: um campeão no atletismo e um medalhista no ciclismo -este último representou a Itália.
Esses números se somam aos competidores flagrados que já são conhecidos: 15 atletas e seis cavalos que participaram das provas de hipismo. Os Jogos de Sydney-00, porém, continuam com o maior número de medalhas cassadas: 12. Atenas-04 destituiu oito pódios. Já Pequim-08, por enquanto, tomou de volta seis comendas.
Com os casos divulgados ontem, já são cem atletas descobertos no antidoping olímpico.
Antes do evento, o comitê havia pregado que Pequim seria a Olimpíada mais limpa dos últimos tempos. Os argumentos para isso eram que os testes seriam rigorosos e o mundo passara por escândalos recentes, o que inibiria novas fraudes.
Mas a indústria farmacêutica se desenvolveu em proporções ainda mais acentuadas que os testes. Por isso, em dezembro, o COI anunciou que promoveria novos testes em 948 amostras.
A ideia era tentar descobrir duas drogas que haviam sido postas recentemente no mercado: Cera e Levemir.
A Cera (Ativador Contínuo do Receptor de Eritropoietina, na sigla em inglês) estimula a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação sanguínea. É usada em provas de resistência. "Mas pode ser tomada por velocistas, já que auxilia a recuperação rápida nos treinos", diz Rafael Trindade, coordenador médico da Agência Nacional Antidoping.
A Levemir, um tipo de insulina, serve para melhorar a absorção de aminoácidos, estimulando a síntese de proteína. "Aumenta a massa muscular", define Marco Aurélio Dornelles, especialista em antidoping que atuou no Pan-2007.
Seguindo procedimento do Código Mundial Antidoping, o COI não divulgou os nomes dos flagrados. O comitê disse só que a segunda rodada de testes priorizou atletas de ciclismo, remo, natação e atletismo.
A maior parte das novas análises foi feita pelo Laboratório Suíço de Análise de Doping, de Lausanne, com auxílio de seus similares de Paris e Colônia.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Saiba mais: Teste para insulina é ainda ineficaz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.