São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bellucci tenta 1ª vitória sobre top 10

Brasileiro, 28º do ranking, enfrenta o vice-líder Novak Djokovic nas oitavas do Masters 1.000 de Roma

Gregorio Borgia/Associated Press
Thomaz Bellucci comemora ponto na vitória sobre John Isner

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Thomaz Bellucci já provou sua regularidade no circuito profissional de tênis.
Entrou no grupo dos 50 melhores do mundo em outubro, desde então nunca oscilou mais de seis posições no ranking (de uma semana para outra) e hoje ocupa o 28º posto.
Mas ainda falta ao brasileiro uma vitória contra a nata da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o top 10. Entre os 50 primeiros do ranking, apenas Bellucci, 22, o argentino Horacio Zeballos (49º) e o holandês Thiemo de Bakker (50º) ainda não conquistaram um triunfo desse tipo.
Mas, diferentemente do brasileiro, Zeballos, 25, entra e sai constantemente do top 50, e De Bakker, 21, atingiu seu melhor ranking apenas nesta semana.
Hoje, às 8h, após cinco tentativas frustradas, Bellucci tem nova chance de bater um top 10, contra o sérvio Novak Djokovic, pelas oitavas de final do Masters 1.000 de Roma.
"Tenho jogado em um nível muito bom. Se souber aproveitar as chances durante a partida, acho que tenho condições de vencê-lo", afirmou Bellucci, que encara o vice-líder do ranking pela primeira vez.
O maior sucesso da carreira do brasileiro em termos de ranking aconteceu em fevereiro. Na semifinal do Torneio de Santiago, Bellucci derrotou o ídolo local Fernando Gonzalez, então 11º do mundo.
Após virar contra o ex-número cinco e calar a torcida chilena, o brasileiro foi à decisão e conquistou seu segundo título de primeira linha da carreira.
Ontem, pela segunda rodada em Roma, Bellucci voltou a derrotar um adversário mais bem ranqueado, mas sem a mesma expressão.
Ele superou o americano John Isner, 22º do mundo, por 2 sets a 0 (7/6 e 7/5), em uma hora e 58 minutos de partida.
"Essa vitória foi muito importante, principalmente pela questão mental", disse o brasileiro, que chegou a estar perdendo o segundo set por 4 a 2.
"O Isner saca muito forte, o tempo inteiro, e te dá poucas chances no jogo", afirmou Bellucci sobre o adversário de 2,06 m. "Você tem que ter muita força mental para ficar focado, concentrado e aproveitar essas poucas chances. E hoje [ontem] consegui fazer isso muito bem", completou.
Uma vitória sobre Djokovic, além de ser a primeira sobre um top 10, também levará Bellucci de forma inédita às quartas de um Masters 1.000.
Dos tenistas que aparecem na frente do brasileiro no ranking, só Isner não conseguiu avançar além das oitavas em um torneio da segunda série mais importante do circuito.


NA TV - Masters 1.000 de Roma
Sportv 2, ao vivo, às 8h




Texto Anterior: Saiba mais: Equilíbrio é a parte mais prejudicada
Próximo Texto: Ginástica artística: Idade errada faz China perder bronze olímpico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.