São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Idade errada faz China perder bronze olímpico

DA REPORTAGEM LOCAL

O COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu ontem retirar uma medalha de bronze conquistada pela equipe chinesa de ginástica artística nos Jogos de Sydney, em 2000.
Após investigações, a entidade internacional determinou que a ginasta Dong Fangxiao, componente da equipe, tinha 14 anos em 2000, e não 16, conforme apontava seu registro na FIG (Federação Internacional de Ginástica). A idade mínima exigida para uma ginasta competir em uma Olimpíada é 16 anos.
A equipe americana, que havia obtido o quarto lugar, herdará a medalha.
As dúvidas quanto à idade de Dong emergiram em 2008. Em seu credenciamento para os Jogos de Pequim, nos quais trabalhou como oficial, a ex- atleta informou que seu nascimento ocorreu em 23 de janeiro de 1986.
Sendo assim, ela teria 14 anos nos Jogos de 2000. Nos registros da FIG, sua data de nascimento é 20 de janeiro de 1983.
A FIG também investigou a idade de Yang Yun, bronze nas barras assimétricas, mas não encontrou evidências suficientes de que sua data de nascimento havia sido adulterada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bellucci tenta 1ª vitória sobre top 10
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.