São Paulo, quinta, 29 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO
Grana monstro

CARLOS SARLI

Ao sair de um mar casca grossa, o surfista com cara de bem-sucedido responde ao seu interlocutor, indeciso em entrar ou não no mar, sobre o tamanho das ondas: "oito pés".
Minutos mais tarde outro surfista, este com ares de esgotado, e abordado pelo indeciso, ainda na areia: "Peguei umas com uns 10 pés, mas vi ondas de 12, fácil".
Definir o tamanho das ondas sempre foi controverso, seja pela dificuldade prática de medir algo em movimento e inconstante, seja pelas características dos medidores, os próprios surfistas.
O cara que vaticinou oito pés pode até achar que o mar estava maior, mas prefere diminuí-lo para sugerir que está habituado a ondas maiores, enquanto outros preferem aumentar para valorizar suas façanhas.
Esta semana foi definido o vencedor do Big Trip, o concurso que irá premiar com R$ 20 mil o surfista brasileiro que pegou a maior onda da temporada, e com R$ 5.000 o fotógrafo que registrou o feito.
Depois das triagens, nove ondas, algumas com mais de um registro, foram classificadas. O júri, formado por Ricardo Bocão, Taiu Bueno, Rosaldo Cavalcanti, Luciano Ferrero, Reinaldo Andraus, Paulo Lima e eu, selecionou em etapas até chegar às duas finalistas.
Com ondas entre 20 e 25 pés, Aldemir Calunga e Rodrigo Resende, não à toa os maiores destaques brasileiros nesta temporada no Havaí, foram para a decisão. Após alguma discussão e com o auxílio de uma trena, chegou-se à decisão unânime.
A onda do brasileiro Rodrigo Resende em Waimea, que minutos antes do início do Eddie Aikau, a mais tradicional competição de ondas grandes, levantou a praia, foi a vitoriosa.
Resende e o fotógrafo Bruno Lemos receberão os cheques no mês que vem na festa de encerramento, e a revista "Trip" e as sandálias Havaianas, organizador e patrocinador do concurso, já garantem a realização da segunda edição.

NOTAS

Rara coerência
Decisão inédita no Brasil, a 1ª etapa da Taça Governador do Estado/Normaii foi interrompida no final de semana para terminar na segunda-feira, baseada na previsão da entrada de uma ondulação. Habituados às exigências dos patrocinadores em realizar eventos aos domingos com praia cheia, todos os surfistas aprovaram. Renato Wanderley foi o campeão.

Salve o morro
No próximo sábado, por iniciativa dos surfistas, haverá um ato em defesa do Morro do Baguari, Praia Grande de Ubatuba, onde foi "aprovada" a construção de um condomínio.

Corrida de aventura
A mais longa prova da modalidade está terminando esta semana nas Filipinas. Idealizada por Gerard Fusil, o criador do Raid Gauloises, a ELF Authentic Adventure combina caiaque, travessia em cavernas, canoa, patins in-line e trimarã, somando 672 km de prova.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.