São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Globo deverá abrir transmissão

Decreto libera Copa nas parabólicas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou ontem um decreto que libera os sinais de transmissão dos jogos da Copa para antenas parabólicas no país.
Na prática, isso significa que os cerca de 50 milhões de telespectadores que dependem de antenas parabólicas para captar os canais abertos poderão ver os jogos pela Rede Globo, detentora do direito de transmissão da Copa.
Por determinação contratual, a emissora que transmite os jogos deve impedir a pirataria, isto é, a captação e difusão clandestina das imagens. Para isso, seria preciso codificar os sinais.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juarez Quadros, o sistema brasileiro é analógico e, portanto, a codificação impediria a captação pelas parabólicas.
De certa forma, o decreto -por se tratar de ato do presidente- serve como "blindagem legal" para a Rede Globo, já que a emissora não poderá ser processada por não proteger o direito de transmissão do Mundial.


Texto Anterior: Técnico volta a recorrer a palavrões e broncas
Próximo Texto: José Geraldo Couto: Ausência de Zidane só interessa aos fariseus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.