São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Competição poderia ter mais equipes

DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa dos excluídos poderia ser maior. Diversos países, territórios ou áreas ocupadas buscam reconhecimento oficial.
Na Espanha, o destaque são regiões que reivindicam maior autonomia, como a Catalunha e o País Basco. Os catalães, que jogaram amistoso com o Brasil em 2002, venceram, na semana passada, um time que vai à Alemanha, a Costa Rica, por 2 a 0.
Mônaco se aventura nos gramados desde 2001. É mais ativo que um de seus rivais, o Vaticano, que entrou em campo só duas vezes desde 1994. A outra foi para enfrentar San Marino.
Regiões que tentam se recuperar de traumas já contam com seleção, como a Tchetchênia. Em 2005, o time jogou sua primeira partida. Kosovo, província da Sérvia, reuniu-se em fevereiro com representantes da Fifa para discutir filiação.
Algumas ilhas do Pacífico também tentam a sorte. Nauru, ao Leste da Indonésia, não pode participar da Fifa por falta de estádio adequado, mas desde 1973 conta com federação.
Kiribati, também no Pacífico, não joga nem torneios da Oceania. O time disputou só seis jogos na história. Perdeu todos. Vanuatu e Fiji tiveram seus placares mais dilatados contra Kiribati: 18 a 0 e 24 a 0. (ALF, MB E PS)

Texto Anterior: Times servem de inspiração para filmes
Próximo Texto: Pan-americano: Futsal pode sair do programa do Rio-2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.