São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Times servem de inspiração para filmes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Mundial dos excluídos poderá ter a reedição de um dos mais inusitados jogos da história do futebol. Em 2001, o Tibete participou de seu primeiro amistoso ao enfrentar a Groenlândia, na Dinamarca.
Na ocasião, o jogo, apoiado pelos dinamarqueses, sofreu oposição chinesa. Mesmo sob ameaça de sanção da China, a Dinamarca prosseguiu com o apoio. Diante disso, a China solicitou à Fifa que impedisse o amistoso. Entretanto, como não se tratava de seleções filiadas, a maior entidade do futebol mundial não pôde intervir.
Em 30 de junho daquele ano, dois diretores dinamarqueses filmaram o duelo e fizeram o documentário "The Forbidden Team" (em tradução livre, "A Seleção Proibida"), cujo subtítulo é "A história de uma seleção nacional sem nação".
"O jogo teve um grande significado para o Tibete. Eles ouviram o hino nacional, viram bandeiras tibetanas e sentiram a identidade nacional", disse o diretor Rasmus Dinesen.
Outro participante da Copinha também serviu de inspiração para filme. Em 2005, uma equipe alemã produziu o documentário "O Sonho de Zanzibar", que apóia a campanha de filiação à Fifa. (ALF, MB E PS)

Texto Anterior: Copa 2006: Alemanha lança Copa dos excluídos
Próximo Texto: Competição poderia ter mais equipes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.