São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dunga resgata Zé Roberto e chama "clones" de Ronaldinho

Treinador faz pré-lista de 34 jogadores para a Copa América da Venezuela

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Sem Ronaldinho, o técnico da seleção brasileira, Dunga, pré-convocou ontem dois ""clones" do jogador do Barcelona para a disputa da Copa América, no próximo mês.
Revelados pelo Grêmio, mesmo clube do início da carreira de Ronaldinho, os meias Anderson, hoje no português Porto, e Carlos Eduardo, um dos atuais destaques do clube gaúcho, foram relacionados na lista de 34 atletas para a competição, que também inclui o santista Zé Roberto, chamado pela primeira vez pelo treinador.
Habilidosos como o conterrâneo mais velho, os dois são fãs confessos do futebol do meia-atacante do time catalão, que pediu dispensa da seleção no início do mês. Anderson chega até a imitar o visual do último brasileiro a ser eleito o melhor do mundo pela Fifa. Tem cabelo comprido, parecido com o de Ronaldinho.
Desde que Dunga assumiu o cargo após a Copa da Alemanha, em substituição a Carlos Alberto Parreira, Ronaldinho ainda não se firmou na seleção. O técnico já o colocou algumas vezes no banco de reservas e não escondeu alguma chateação com a atitude do atleta em relação à Copa América.
Além do meia-atacante do Barcelona, Kaká, do Milan, também pediu para não disputar a competição. Os dois alegaram cansaço em virtude da maratona de jogos dos seus clubes e da seleção nos últimos anos.
Embora tenham sido lembrados pelo técnico, Anderson e Carlos Eduardo ainda não estão garantidos. A lista final será anunciada no dia 6, um dia após o amistoso contra a Turquia, em Dortmund (ALE). Nessa data, Dunga definirá os 22 atletas que vão participar da competição na Venezuela, que começa em 26 de junho.
Apesar de prestigiado por Dunga, Anderson dificilmente jogará a Copa América. Ele se contundiu há cerca de uma semana (sofreu ruptura no músculo da coxa esquerda) e só estará recuperado em um mês.
O treinador foi obrigado a fazer a pré-convocação por causa da Fifa. A entidade exige que os atletas que atuam no exterior sejam chamados 15 dias antes do início dos treinamentos.
O anúncio da lista também marcou o retorno do meia Zé Roberto, do Santos, um dos poucos a se destacarem na fracassada campanha no Mundial do ano passado e que vive atualmente grande fase. Fora Carlos Eduardo e Zé Roberto, Dunga convocou pela primeira vez o meia Lincoln, do alemão Schalke 04, o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, e o goleiro Diego, do Atlético-MG.
O técnico não deu entrevista coletiva ontem para justificar as suas escolhas. Ele falará amanhã, no hotel em que a seleção se hospedará em Londres. Na sexta, o Brasil enfrenta a Inglaterra, em amistoso no novo estádio de Wembley.
Para a Copa América, Dunga pretende iniciar no dia 12 a preparação. A intenção é treinar o time até o dia 20 na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). De lá, a delegação vai à Venezuela.


Veja os escolhidos de Dunga www.folha.com.br/071481


Texto Anterior: Conmebol racha e debate Libertadores
Próximo Texto: Pan: CBF chama time para os jogos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.