|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Opção da McLaren por Alonso gera investigação
Federação internacional analisará "incidentes" envolvendo equipe em Mônaco
Entidade busca evidências
de favorecimento ao atual campeão, que, confirmadas, podem provocar punições a time por quebra de código
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MÔNACO
A McLaren comemorou com
camisetas laranjas, com champanhe e com algumas celebridades a segunda dobradinha do
ano, conquistada anteontem,
em Mônaco. Ontem, porém, a
alegria pela vitória de Fernando Alonso e o segundo lugar de
Lewis Hamilton se transformou em apreensão.
A FIA divulgou um comunicado em que afirma que irá investigar o resultado da corrida,
quinta etapa do Mundial de F-1.
"Abrimos uma investigação
sobre os incidentes envolvendo
a McLaren e o GP de Mônaco
de 2007 para investigar a possibilidade de quebra do Código
Esportivo Internacional. As
evidências estão sendo estudadas, e um novo anúncio será feito em breve", diz o texto.
O motivo é simples: a McLaren afirmou após o GP, com todas as letras, que havia escolhido dar a vitória a Alonso. Hamilton começou a prova com
combustível suficiente em seu
carro para fazer cinco ou seis
voltas a mais que seu companheiro e adotaria uma estratégia de apenas um pit stop.
Três voltas depois da parada
de Alonso, no entanto, quando
o estreante teria a oportunidade de descontar a vantagem
com voltas voadoras, já que estava com o carro mais leve, a
equipe o chamou para seu pit. E
ainda resolveu trocar seu planejamento para realizar duas
paradas.
A McLaren alegou que o risco
de um safety car entrar na pista
era muito grande em Mônaco,
onde geralmente acontecem
muitos acidentes. Porém não
foi o que aconteceu, e Hamilton
acabou preso atrás do companheiro pelo resto da corrida.
Mas não foi só isso. "Não vou
negar que pedi que nossos pilotos diminuíssem o ritmo depois
da primeira parada", falou Ron
Dennis, chefe do time.
Com esse comportamento, a
equipe inglesa pode ter violado
o artigo 151c do Código Esportivo Internacional, que diz que o
esporte pode ser prejudicado
em caso de "qualquer conduta
fraudulenta ou ato prejudicial
aos interesses de qualquer
competição ou do esporte a
motor em geral".
A McLaren alega que o motivo das ordens era preservar
ambos na pista e conseguir o
máximo de pontos para o time,
que lidera o Mundial de Construtores com 20 pontos a mais
que a Ferrari.
O time italiano, que ontem
colocou apenas Felipe Massa
no pódio, já sofreu punição da
entidade que comanda o automobilismo em 2002, pelo mesmo motivo que agora a rival pode ser punida. Foi depois do GP
da Áustria daquele ano, no famoso episódio da "marmelada", no qual Rubens Barrichello abriu passagem para o alemão Michael Schumacher na
última volta da corrida.
Texto Anterior: Santos: Luxemburgo inscreve herói do Paulista na Libertadores Próximo Texto: Pela 1ª vez, espanhol se vê incomodado Índice
|