São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Provocada, Itália ataca a Alemanha

Página da revista germânica "Der Spiegel" publica sátira em que chama italianos de parasitas e causa reação na Azzurra

Depois de ver a irritação provocada nos jogadores e até na mídia italiana, site retira texto do ar e publica um pedido de desculpas


DA REPORTAGEM LOCAL

Itália e Alemanha nem sequer entraram em campo para tentar bater seus adversários das quartas-de-final, mas o clima para um eventual encontro entre os dois países na próxima fase da Copa já está devidamente esquentado.
Uma brincadeira de mau gosto da versão on-line de uma revista alemã causou revolta entre os jogadores italianos, que contra-atacaram.
Tudo começou com a publicação de uma coluna humorística no site da revista "Der Spiegel". O texto, uma análise debochada da seleção da Itália intitulada "Oleosos e pegajosos", classificou os italianos de "formas de vida parasitas".
Ao ficarem sabendo da publicação, os jogadores italianos não aceitaram a desculpa de que era uma brincadeira e ficaram revoltados.
"Como italiano e como capitão da nossa seleção, eu me sinto ofendido com essa descrição. É o estereótipo de uma cultura velha e abusada. Nós, jogadores italianos, somos sérios e profissionais", afirmou o zagueiro Fabio Cannavaro. "E me surpreende que tudo isso parta de um país civilizado como a Alemanha", completou.
Seu colega de defesa Alessandro Nesta, o primeiro a responder à provocação, foi mais irônico. "Eles criticam como nós somos, mas querem se vestir e comer como nós. Acho que é um pouco de inveja."
O texto alemão também causou a ira da imprensa italiana. Os jornais "La Stampa" e "Gazzetta dello Sport", por exemplo, rebateram as críticas em suas versões na internet.
O diário de Turim escreveu: "Italianos parasitas - É assim que a Der Spiegel prepara o duelo das semifinais".
Já o principal jornal esportivo italiano foi ainda mais incisivo e irônico. Chamou de "gentileza" o texto alemão e escreveu que "a Alemanha está tão convicta que passará pela Argentina a ponto de já pensar na semifinal com a Itália".
A reação dos italianos acabou fazendo com que o site da "Der Spiegel", uma das principais revistas da Alemanha, retirasse o texto do ar e publicasse um pedido de desculpas pela coluna.
Mas não foi apenas com relação a seu possível adversário nas semifinais que os italianos se mostraram magoados.
O episódio fez aflorar na seleção italiana o sentimento de que todos os outros países estão contra a Azzurra na Copa.
Essa percepção da delegação da Itália sobre a opinião de outros países a respeito de seu desempenho na Copa já vinha sendo cultivada desde segunda-feira, após a polêmica vitória sobre a Austrália com gol através de pênalti inexistente.
"Todos estão nos atacando, então quer dizer que têm medo da gente", disse Nesta. "Virou tradição atacar o estilo do futebol italiano. Parece que virou moda", completou.


Com agências internacionais

Texto Anterior: José Geraldo Couto: Nunca está bom
Próximo Texto: Perfil: Inexperiente, Barzagli ganha lugar na zaga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.