São Paulo, segunda-feira, 29 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fla conquista a 1ª liga de clubes

Em partida com expulsões e tumulto, equipe carioca derrota Brasília e garante o bi do Nacional

Jogo, que repetiu a decisão do ano passado, teve um atleta de cada equipe com um cartão vermelho após pouco mais de dois minutos

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

Em uma decisão marcada pelo nervosismo, por confusões entre os jogadores e pelo baixo nível técnico, o Flamengo conquistou ontem, no Rio, o título do NBB (Novo Basquete Brasil) e o bicampeonato nacional.
O NBB é o primeiro Nacional organizado pelos clubes após anos de crise na modalidade.
Em casa, diante de um público de 15.430 pessoas na Arena Multiuso, o Flamengo venceu por 76 a 68 conduzido por Marcelinho (cestinha com 27 pontos), Duda (15) e Jefferson (16).
Com pouco mais de dois minutos, ocorreu o primeiro e principal tumulto do jogo, após falta no ataque rubro-negro.
Os pivôs Cipriano (Brasília) e Baby (Flamengo) trocaram empurrões, dando início a uma troca de ofensas entre os jogadores das duas equipes. Os dois protagonistas da briga foram expulsos da partida.
Com a volta do jogo, o Flamengo abriu 7 a 0, e o Brasília errava muito e só conseguiu o primeiro ponto, em lance livre, aos 3min20s de jogo.
Em três momentos, o Flamengo abriu entre nove e 11 pontos, mas sempre permitia a reação do rival. O primeiro tempo terminou 42 a 36 para o rubro-negro, depois que Valtinho, do Brasília, acertou uma cesta de três pontos. No ginásio, o técnico da seleção brasileira, o espanhol Moncho Monsalve, lamentou os incidentes e considerou que o jogo "perdeu muito com essa confusão".
Houve ainda mais dois entreveros entre os jogadores. "Para quem não está acostumado ao basquete, é assim mesmo, faz parte", disse Marcelinho.
O segundo tempo foi mais equilibrado: o Brasília ficou a um ponto do Flamengo (47 a 46), com cinco minutos do terceiro quarto. A última etapa, que começou com 57 a 51 para o Flamengo, foi equilibrada. A diferença chegou a cair para um ponto, mas então o Brasília cometeu novos erros.
A dois minutos do fim, a torcida do Flamengo já gritava "Bicampeão!" e "Vice de novo", provocando o Brasília, que também perdera a decisão de 2008 para o rival carioca.
A cinco segundos do fim do jogo, com oito pontos de vantagem, Duda recebeu a bola e a jogou para o alto, celebrando o título com os reservas e a torcida, que invadiu a quadra.






Texto Anterior: Duelo entre Adriano e Fred acaba sem gols
Próximo Texto: Clube cria baralho para pagar dívidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.