São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vanderlei usa malícia para ser tri

DO ENVIADO AO RIO

Vanderlei Cordeiro de Lima, 37, busca hoje coroar sua carreira com glória inédita: tornar-se o primeiro tricampeão da história na maratona do Pan.
Vencedor em Winnipeg-99 e Santo Domingo-03, terá como maior rival um compatriota, Franck Caldeira, atual campeão da São Silvestre, cujo trunfo é a juventude: é 13 anos mais novo que Vanderlei.
Para vencer, Vanderlei usará a experiência de ser o fundista mais bem-sucedido do país. E os ensinamentos que teve na vida simples no interior do Paraná. "Meu maior hobby é a pescaria. É nela que encontro a concentração que utilizo nas corridas. Assim como na pesca, na maratona é preciso muita paciência para definir a prova no momento certo", ensina.
Apesar de enfrentar rivais frágeis de outros países -só 17 corredores estão inscritos-, o bronze de Atenas-2004 acredita que pode haver surpresas.
"Em Pans, sempre tem um americano, um canadense, um cubano e um colombiano que tentam surpreender. Temos de ficar atentos", analisa.
Na única vez em que disputou prova de 42,195 km no ano, Vanderlei não passou de 2h16min08s. Caldeira não correu maratonas em 2007. Por causa do Pan, Vanderlei e Valdeira não correrão no Mundial de Osaka. (ALF)


Texto Anterior: Atletismo: Mulheres brilham e colocam país à frente de potência
Próximo Texto: Igual: Atletas se preparam da mesma forma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.