São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIPs, cavalos do Pan dispõem de ração especial a centro cirúrgico

DA SUCURSAL DO RIO

O centro hípico de Deodoro "esconde" o tratamento vip a que os cavalos são submetidos quando não estão competindo.
Desde ração especial a centro cirúrgico, os animais contam com tecnologia de ponta no Pan. Os "mimos" têm motivo: qualquer montaria top nas provas de saltos custa, pelo menos, US$ 1 milhão (R$ 1,9 milhão).
Quatro contêineres foram transformados em hospital ao lado da baia. Eles abrigam sala de cirurgia -que ainda não precisou ser usada-, laboratório, farmácia e outra sala com raio-X, eletrocardiograma, ultra-som e aparelho de endoscopia.
"Hoje [anteontem], atendemos o cavalo norte-americano, que estava com cólica", diz Carlos Eduardo Veiga, o veterinário responsável pelo centro, sobre Big Little Man, montaria de Laura Chapot, que teve duas faltas nesse dia em duas provas.
Os cavalos têm tratamento como a rotina constante de lixar os dentes. Nos eqüinos, os dentes sempre crescem e é, por meio deles, que o cavaleiro tem o comando do animal na prova.
A alimentação é sempre regulada. Como a vigilância sanitária não permite a entrada de ração do exterior, foi desenvolvida uma especial para os participantes do Pan à base de polpa de beterraba. "Ajuda o animal a ter boa performance. Mantém a estrutura e fornece energia", diz o nutricionista Marcelo de Souza e Silva. "Três vezes ao dia, o cavalo come ração. Quatro vezes ao dia, ele come feno."
A ração veio de Descalabro (SP). E os cavalos têm seu desgaste medido pelo controle de ácido láctico, que avalia o desempenho atlético, e pelo monitoramento cardíaco, feito em conjunto com sistema de GPS.
Segundo Silva, não é possível estabelecer o nível de desgaste médio de uma montaria após uma prova como a do Pan. Anteontem, cada conjunto cruzou 13 obstáculos no tempo máximo de 81 segundos em duas ocasiões, na manhã e na tarde.
O "luxo" chega à cocheira. Rufus, de Rodrigo Pessoa, por exemplo, é mantido em isolamento. Só pessoas autorizadas têm acesso ao cavalo.


Texto Anterior: Hipismo: Rodrigo Pessoa tenta título sem os seus talismãs
Próximo Texto: Nado sincronizado: Equipe quer prata nos Jogos de Guadalajara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.