São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegação cubana parte às pressas

DOS ENVIADOS AO RIO

Parte da delegação de Cuba debandou do Rio na noite de ontem. Após rumores de que haveria uma deserção em massa, o chefe da missão cubana, Alfredo Casaña Menés, resolveu antecipar a volta de parte de seus atletas em um dia. A Folha falou com uma esportista no aeroporto do Galeão. Ela disse ter sido informada só ontem do embarque. A programação inicial previa a saída apenas hoje, após a festa de encerramento. A atleta disse que nenhuma justificativa foi dada.
A informação surgiu no meio da final masculina do vôlei, quando a TV Globo divulgou que os cubanos não participariam nem da cerimônia de premiação -o time ficou com o bronze.
Enquanto isso, seis ônibus com cerca de 250 atletas e mais dois caminhões abarrotados com material esportivo e bagagens dos cubanos deixavam a Vila Pan-Americana e seguiram para o aeroporto do Galeão escoltados por policiais brasileiros.
Um avião da companhia aérea Cubana já aguardava a delegação enquanto os atletas tentavam encontrar seus pertences em meio ao tumulto que se formou do lado de fora do terminal.
De acordo com Carlos Arthur Nuzman, presidente do Co-Rio, o comitê organizador foi informado na tarde de ontem sobre a debandada. A Odepa foi avisada depois.
Assessor do Co-Rio disse que recebeu um pedido de Cuba para a saída de metade da delegação -a outra ainda dormiria na Vila do Pan. "A volta já estava programada", declarou Maximiliano Díaz, chefe da equipe de boxe.
No Pan, quatro deserções foram registradas: os boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara e a Rafael Capote, do handebol, além de um técnico da ginástica.


Texto Anterior: Cida Santos: O ouro e a ferida
Próximo Texto: Trampolim: Carioca ganha bronze com gosto de ouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.