São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

País tem tradição em longevidade de levantadores

DA REPORTAGEM LOCAL

No período de mais de 20 anos em que ocorreram os mais importantes resultados do vôlei brasileiro, apenas duas duplas de levantadores se revezaram na distribuição do jogo das seleções adultas do país em suas principais conquistas.
A equipe feminina passou a subir ao pódio das mais importantes competições internacionais da década de 90 pelas mãos de Fernanda Venturini.
Em 1998, a principal levantadora do país encerrou sua carreira na seleção. Foi a vez de Fofão sair da sombra da ex-companheira e assumir o posto, que só deixou neste ano após pedir dispensa da seleção por problemas com o técnico Marco Aurélio Motta.
No masculino, o reinado da dupla William-Maurício começou mais cedo.
O primeiro ficou na seleção de 1973 a 1989 e comandou o jogo da "geração de prata", vice-campeã mundial, em 1982, e olímpica, em Los-Angeles-84.
Maurício assumiu a posição de titular em 1989 e já fez mais de 500 jogos com a camisa da seleção. O levantador esteve na principal conquista do país, a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona-92. Foi também duas vezes campeão da Liga Mundial -1993 e 2001. (ML)


Texto Anterior: Vôlei: Marcelle encerra dinastia e será o "cérebro" no Mundial
Próximo Texto: Na Alemanha, time mostra confiança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.