São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos negociam por escuderia em 2003

DO ENVIADO A INDIANÁPOLIS

Dois ex-pilotos americanos podem estar por trás da compra da Arrows por um consórcio dos EUA. Ontem, em Indianápolis, Dan Gurney e Phil Hill anunciaram planos para lançar uma equipe na F-1 já no ano que vem.
"Estamos muito próximos de um anúncio definitivo, oficial. No meio de outubro, já deveremos ter uma resposta final. Seria um time completamente americano, desde os proprietários até os pilotos", afirmou Gurney, que correu 11 Mundiais na F-1 e que já manteve um time na categoria.
Em 1966, ele fundou a Anglo American Racers, equipe que disputou 24 GPs e que obteve uma vitória, no GP da Bélgica de 1967.
Rebatizada como All American Racers, a AAR continuou atuando nos EUA e fabricou chassis para a Indy nas últimas três décadas. Agora, segundo Gurney, seria a hora ideal para voltar à F-1.
"Sentimos que esse é o momento perfeito para um projeto assim. Não podemos perder essa oportunidade. Chegou a nossa vez."
Campeão mundial em 1961, Hill participa do plano. "Esse tipo de idéia nunca saiu do papel antes. Agora, acho que vai dar certo."
O suporte financeiro ficaria a cargo de empresários dos EUA e da Red Bull, marca austríaca da bebida energética que vem investindo alto no mercado americano. Após anos patrocinando Arrows e Sauber, a empresa estaria disposta a comprar um time.
A única equipe à venda, hoje, é a Arrows. Em crise financeira, o time inglês não corre desde o GP da Alemanha, em julho. Nas últimas semanas, funcionários foram dispensados e seu dono, Tom Walkinshaw, viu fracassarem suas tentativas de captação de novos investimentos.
Gurney, que afirma estar conversando com Bernie Ecclestone, diz que o próximo passo do grupo é assinar com uma fabricantes de motores. "Ainda não assinamos nada com a Ford Cosworth, mas tudo já está bem encaminhado com eles", declarou o americano, referindo-se aos propulsores que equiparão Jaguar e Jordan na próxima temporada. (FSX)


Texto Anterior: Brasileiro larga em 2º, só atrás de Schumacher
Próximo Texto: Vices inesquecíveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.