São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrangeiros invadem liga de forma inédita

DA REPORTAGEM LOCAL

O início da temporada 2002/03 complementa o ano mais internacional da história da liga norte-americana.
A começar pelo número recorde de atletas estrangeiros. Nos elencos divulgados pelas 29 equipes no início do mês, havia 69 atletas oriundos de 35 diferentes países -um crescimento de 35,3% em relação ao mesmo dado no último dia da temporada regular passada (eram 51 jogadores de 30 nações).
A invasão foi marcada por fatos inéditos. Pela primeira vez um europeu, o espanhol Pau Gasol, do Memphis Grizzlies, foi eleito o calouro da temporada (2001/02).
Outras marcas históricas ocorreram no "draft". Entre os 16 primeiros recrutados, havia cinco forasteiros.
Entre eles, o chinês Yao Ming, no topo da seleção, e o ala-pivô brasileiro Nenê, 20, o primeiro sul-americano na história a ser escolhido na rodada inicial do vestibular.
Em setembro, no Mundial de Indianápolis, pela primeira vez uma seleção dos EUA com atletas da NBA foi derrotada -pela Argentina. O anfitrião perdeu mais duas vezes e ficou em sexto lugar, na pior campanha do país na história. (MSK)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Reserva espreita Michael Jordan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.