São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lobby do cigarro elimina Bélgica do campeonato

DA REPORTAGEM LOCAL

Além das mudanças no regulamento, a FIA anunciou uma alteração no calendário para 2003: a exclusão do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, o circuito preferido pela maioria dos pilotos.
O motivo é claro: a nova legislação antitabagista daquele país, que proíbe a exposição das marcas de cigarro nos carros da categoria.
Caso todas as equipes concordassem em abrir mão das marcas de cigarro em Spa, a corrida seria mantida. Mas a unanimidade não foi alcançada na reunião de ontem.
"Como não houve consenso entre as equipe, o evento foi removido do calendário do ano que vem", diz o comunicado emitido pela FIA.
Hoje, 5 das 10 equipes da categorias são patrocinadas por marca de cigarros. Entre elas, a protagonista do Mundial, a Ferrari. Apesar de o lobby tabagista já ter sido mais poderoso, ainda tem força para barrar uma prova.
Assim, a temporada de 2003 terá apenas 16 corridas, voltando à marca de 1999.
Em 2004, porém, a F-1 voltará a inchar, com a inclusão da China. E, muito provavelmente, outra corrida deixará o calendário para a entrada do Bahrein -a FIA já afirmou que não fará o Mundial com mais de 17 etapas.
A saída de Spa-Francorchamps encerra uma era. O circuito era o único remanescente dos tempos em que a F-1 corria em estradas. Era, ainda, o traçado mais longo da categoria, com 6,963 km.
E tinha a Eau Rouge. "Apenas" a curva mais desafiadora do automobilismo.(FSX)



Texto Anterior: Automobilismo: Em busca do show, F-1 copia estilo da Indy
Próximo Texto: Basquete - Melchiades Filho: Respostas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.