UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo diz que o THG é ilegal

DA REPORTAGEM LOCAL

A FDA (agência do governo que controla alimentos e medicamentos nos EUA) concluiu suas análises com o THG e deu seu veredicto: a substância é ilegal e acarreta "riscos consideráveis à saúde".
"Nossa missão é proteger o público norte-americano desse produto potencialmente nocivo", declarou ontem John Taylor, um dos membros da entidade.
A FDA também repudiou a prerrogativa de que a tetraidrogestrinona poderia ser encontrada em suplementos dietéticos, como alguns atletas já flagrados com a substância alegaram.
A entidade deu aval para que os EUA "persigam e processem energicamente empresas e pessoas que produzirem, distribuírem ou comercializarem o THG".
Esteróides anabólicos são prescritos por médicos para tratamento de doenças que atrofiam os músculos, mas alguns atletas usam essas substâncias para aumentar sua força física. Ao menos quatro competidores já admitiram o consumo do THG.
"Nossa ação é preventiva. Estamos tomando uma atitude agora, na origem do problema, porque queremos evitar que o uso desse esteróide se propague", afirmou John Taylor. A utilização do THG sem acompanhamento pode provocar sérias doenças coronárias e hepáticas. (ALF E GR)


Texto Anterior: O personagem: Americano flagra nova substância após 2,5 meses
Próximo Texto: Estimulante é novo problema
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.