UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estimulante é novo problema

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes mesmo que o escândalo do THG seja completamente esclarecido, outra nova droga provoca polêmica no atletismo. A Iaaf, entidade máxima do atletismo, informou ontem que até sete atletas tiveram testes positivos para o estimulante modafinil.
O caso começou a ser desenhado quando o diário americano "The Washington Post" informou que a urina do velocista Chryste Gaines foi detectada com a substância. A notícia fez a Iaaf antecipar o número de flagrados.
"No máximo, são sete atletas. Porém não podemos dar os nomes", afirmou o secretário-geral da entidade, István Gyulai.
Gaines, 33, fez parte da equipe americana campeã do revezamento 4 x 100 m nos Jogos de Atlanta-96. Na ocasião, o time brasileiro obteve o bronze.
O modafinil é o mesmo estimulante -grupo de drogas que atua no sistema nervoso, reduzindo a fadiga e aumentando a força- para o qual a campeã mundial de curta distância Kelli White testou positivo no Mundial de Paris.
Calvin Harrison, campeão no revezamento 4 x 400 m em Sydney-2000, também confessou que utilizou a substância.
Os exames estão em poder da Usada. Gyulai disse que os nomes dos atletas devem ser divulgados em até três meses. (ALF E GR)


Texto Anterior: Governo diz que o THG é ilegal
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Fifa especifica interpretação do impedimento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.