São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até placar ajuda a empurrar o time

Torcida corintiana apóia os jogadores antes, durante e após o apito final na vitória sobre o Figueirense no Pacaembu

Marcador eletrônico do estádio da prefeitura rege arquibancada, clama por mais gritos de apoio e traz declaração de amor ao clube

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A vitória contra o Figueirense ontem era considerada fundamental pelo Corinthians na luta contra o rebaixamento. E, em dias como o de ontem, a torcida, dizem os corintianos, costuma ser fundamental.
Pois, ciente desse ditado alvinegro, o Pacaembu gritou em uníssono para empurrar o time à virada contra o adversário catarinense. Até o placar eletrônico do estádio "torceu" ontem.
Como haviam prometido membros da Gaviões da Fiel, a principal organizada corintiana, as vozes da arquibancada chegavam ao gramado apenas para incentivar. E de maneira ininterrupta até o fim do jogo.
Atitude, entretanto, que nascera bem antes de o árbitro Carlos Eugênio Simon autorizar o início da partida.
A pouco mais de uma hora para o confronto, membros da torcida corintiana fizeram circular faixas no estádio arquitetando o apoio. "Vai torcida Fiel, não vamos parar de cantar", pregava uma delas, enquanto a outra coordenava o uso dos 30 mil balões que foram distribuídos -a Gaviões pretendia usar também 30 mil apitos para apoiar o time, idéia vetada pela Polícia Militar na entrada.
Até o setor operacional do Pacaembu ajudou os torcedores a "empurrar" o Corinthians.
Antes da partida, e até mesmo durante, o placar eletrônico veiculou mensagens de apoio ao time, incitando os corintianos a torcer. A prática condenada pela Fifa em jogos oficiais.
Sempre precedidas da chamada "Atenção Torcedor", as mensagens do placar variaram do comedimento à euforia.
"O time precisa de seu apoio. Cante o tempo todo", orientava, num primeiro momento, o Pacaembu. "Hoje é dia de torcer. Não só de assistir ao jogo", determinava a mensagem.
Durante o jogo, o placar aumentou ainda mais a interação com a torcida, que já cantava sem parar. "Precisamos de mais barulho, cantem todos."
Já depois do segundo gol de Finazzi, o placar também acompanhou a alegria da torcida e declarou seu "amor" ao Corinthians: "Não canso de gritar. Eu te amo meu Corinthians".
Os atletas agradeceram. "Dispensa comentários. Espero retribuir", disse Finazzi.

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Novatos viram referência em campo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.