São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

XICO SÁ

Como 2 e 2 são 5


Para o garoto do placar, o mundo sempre terá a velha lógica daquela canção do Roberto

AMIGO TORCEDOR, amigo secador, o Corinthians do meu "brother" Josmar Josino, salve zona leste, ZL, a primeira pessoa que imagino quando penso no alvinegro do Parque São Jorge, merece ganhar esse Brasileiro. Justo, justíssimo!
Sou da secação, óbvio, você sabe muito bem, com meu corvo Edgar, esse agourento nato do Crato, que se diz infeliz por não ter nascido um carcará do João do Vale, aquele que filma de longe, aquele que desce certeiro como se usasse um Google Maps no bico, aquele que pega, mata e come.
Mas, pô, sem essa de obrigação, como canta a massa alvinegra, ninguém é obrigado a nada, deixem os caras em paz que eles seguem a lição mais bíblica possível: fazes por ti que eu te ajudarei, malaco, se liga, Matheus, o Vicente, capítulo único, versículo 30.
Vamos juntos, mas nunca com esse autoritarismo babaca. Ganhar todo mundo quer, não acham? Vide o esforço do Ronaldo, com gol e ensaios de arrancadas que lhe dizem algo, vento soprando no juízo, na real da guerra: teu cérebro é por ti e por nós, mas não tuas pernas, que pena, "c'est la vie", Madame Bovary!, estamos em casa. O cara tem a manha, a vontade, representa, mas sejamos honestos, a lida, Deus, o vento, a relva, as folhas, o poeta Walt Whitman, tudo tem seu limite.
Faço o elogio público da massa, sei que quando o Corinthians triunfa a cidade funciona, o café vem quente e a cerveja vem gelada, mas o Corinthians, na minha mente, sempre terá umas caras, o emblema, Josmar, Bressane, Ivana...
Como meu tio Alberto Novais, rua Martins Lumbria, antiga rua 28, Parque São Rafael, ZL, geografia afetiva de São Paulo, ídolo fundamental. Ele bem que tentou fazer deste santista um corintiano, com todo esforço. Tiozão, te amo, pena que morreste, como deixei aqui escrito numa crônica, uma semana antes do teu time voltar à elite.
Quem disse que tem lógica entre descidas e subidas, seja no futebol ou seja na vida? Para o garoto do placar, o mundo sempre terá a velha lógica daquela canção do Roberto, como dois e dois são cinco. Refaça a conta, amigo!

CARCARÁ, DE NOVO
Tudo bem, você mira a elite, mas o grande embate do fim de semana é Salgueiro x ABC, no Arruda, pela Terceirona. Imperdível! Os dois já subiram, mas se o amigo gosta de John Huston e futebol de verdade, se liga!

xico.folha@uol.com.br

@xicosa


Texto Anterior: Valdivia não tem previsão de retorno
Próximo Texto: Após 11 anos, Carpegiani vinga queda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.