São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demolição vai acabar com escola

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Não são só os torcedores do Bahia que ficarão sem ter onde torcer. Alguns alunos da rede estadual de ensino também vão perder o local de estudo, uma escola que funciona embaixo das arquibancadas da Fonte Nova.
A escola tem 438 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio. Ela também será demolida.
Ontem, três dias depois da tragédia que deixou sete torcedores mortos e 87 feridos, a Secretaria da Educação anunciou que todos os estudantes do Colégio Estadual da Fonte Nova serão remanejados para o Iceia (Instituto Central de Educação Isaías Alves), que funciona no centro de Salvador.
De acordo com a secretaria, os pais que não concordarem com a mudança podem optar por matricular os filhos em outras unidades de ensino, desde que haja vagas.
Desde segunda os alunos não freqüentam as aulas. Muitos, por curiosidade, vão à escola apenas para observar a movimentação dos técnicos responsáveis pela vistoria e ver o buraco no concreto por onde os torcedores caíram para fora do estádio.
Reformada em 1998, a escola apresenta sinais de deterioração em sua infra-estrutura. Os alunos admitem que tinham medo, mas não queriam deixar o local. "Há pouco tempo, caiu um pedaço de concreto com a gente jogando bola . Por sorte, não pegou ninguém", disse Allan Santos, 11, da quinta série.
Os corredores do estabelecimento apresentam um cenário de descuido: as ferragens do teto estão expostas, o forro de gesso apresenta muitos buracos. Há ferrugem nas tubulações e infiltrações nas paredes.
Por estar entre os anéis superior e inferior da Fonte Nova, logo abaixo de onde costumava ficar a torcida organizada Bamor, o colégio não oferecia aulas noturnas quando havia jogos do time tricolor. "As arquibancadas tremiam muito. O barulho era ensurdecedor", disse Marina Silva, 14, da oitava série.
De acordo com a secretaria, os alunos do Colégio Estadual da Fonte Nova voltarão a ter aulas a partir da próxima segunda-feira.


Texto Anterior: Borderô da Fonte Nova "despreza" a manutenção
Próximo Texto: Acordo: Fechamento do Barradão foi pedido pelo Ministério Público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.