São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HÓQUEI NO GELO

Punição de ofensa contra rival é elogiada

Jogador é banido da seleção da Itália por manifestação racista

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma manifestação racista fechou para sempre as portas da seleção italiana de hóquei para Daniele Veggiato, de 27 anos.
Segundo a federação local de esportes no gelo, o jogador disse a um rival "lave sua cara, seu negro" durante partida do Nacional disputada na segunda-feira.
O alvo da ofensa foi o defensor Luca Zandonella, 18, filho de pai italiano e mãe das Ilhas Maurício.
Apesar de o atleta do Alleghe não vestir a camisa da seleção há pelo menos dois anos e não estar inscrito nos Jogos de Inverno de Turim-2006, a punição foi festejada pela imprensa local.
Coube a um esporte com pouco apelo entre os italianos dar punição severa e ágil a um caso de racismo, semelhante a muitos que têm se repetido nos campos de futebol do país. O jornal "La Stampa" chamou a punição de exemplar. O "Corriere della Sera" disse que a "decisão e sua velocidade não seguem o futebol, que teme enfrentar problemas e defende o comportamento negativo de seus bem pagos heróis".
O caso mais controverso dos últimos meses envolveu Paolo Di Canio, da Lazio. Ele fez novamente saudações fascistas para a torcida durante jogo do Italiano. Pegou uma partida de suspensão e teve de pagar multa.
No episódio do campeonato de hóquei, Veggiato também foi imediatamente retirado do jogo e ficará suspenso por outros cinco.
"Depois, ele pediu desculpas. Ele agiu bem, mas isso não muda a nossa decisão. Nós temos visto essa escalada no futebol e não podemos aceitar isso", afirmou Franz Sinn, comandante da federação de hóquei do país.


Texto Anterior: Bicampeão treina e não se vê favorito
Próximo Texto: Futebol: Edmundo ficou por um triz, afirma Leão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.